afajr escreveu:ccca escreveu:Bico mono foi o primeiro a surgir, como uma evolução dos carburadores eletrônicos. Eles eram usados com baixa pressão de combustível e alimentavam sozinhos carros com pouco mais de 100cv, ao menos no Brasil.
Os bicos multi são mais modernos, com pressão de combustível normalmente na casa dos 3 Kg e é usado 1 bico por cilindro. Tem melhor rendimento, distribuindo de forma mais uniforme a alimentação.
O problema de se usar numa mesma linha de combustível um bico mono em carro com bicos multi de fábrica é que o mono deixa de render acima dos 3 Kg. Há risco inclusive de trancar o bico com mais de 4 Kg.
Carro aspirado possui vácuo (ou seja, pressão negativa) na admissão. Carro turbo, por razões óbvias, possui pressão positiva e esta pressão é chamada de pressão diferencial, situação em que o dosador deve compensar na pressão de combustível. Por exemplo: se seu carro tem 3 Kg de pressão de combustível originalmente e anda com 1 Kg de pressão máxima no turbo, o dosador deve passar a trabalhar com 4 Kg quando a turbina encher.
Por isso, a idéia de usar apenas um bico de alta vazão como extra não é má idéia.
texto bem explicativo rsrs, mas eu falo em termos de utilização msmo, pq continuamos usando mono ponto ao invez dos multi... o controlodar tipo HIS funciona com o multi tbm??
O valor do investimento no caso da utilização de um bico mono e o de multi tem uma diferença muito significativo.....
podemos ver já de cara os gerenciadores de bico multi ponto é no mínimo 150% a mais do valor de um mono ponto....
Mesmo vc optando por fazer um up nos bicos originais, vc vai precisar de um gerenciador multi ponto, pois a central original vai ficar travada devido o Clamper que vc vai precisar utilizar no seu MAP para não dar erro, e mais uma: O close loop do censor Lambda só corrige entorno de 10% pra mais ou para menos dos valores originais do mapa e isso é muito pouco para um carro turbo, pois ou vc vai ficar bom de alta e ruim de baixa ou a o contrario......
Já o gerenciador multi vai enganar a sua central e vai te possibilitar uma maior precisão de regulagem.
O gerenciador mono também regula a abertura do bico mono ponto conforme a subida da pressão, isso vai te possibilitar um carro totalmente original, antes da pressão + e um carro agressivo quando vier a pressão +.
Se for para brincar um pouco o custo beneficio estar no mono ponto, esta é minha opinião!!!