[PROJETO] - Historia de um 1.4 Econoflex Turbo

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Project CH
:: Super ::
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Project CH »

afajr escreveu:Amigos, pretendo muito em breve montar um kit na minha montana 1.8...
minha duvida sempre foi sobre o bico suplementar, q na maioria dos casos q vejo, usa-se um bico mono ponto. pretendo usar uma pressão em torno de 0.6-0.8 no max e a principio sem o IC.
duvidas:
1- vou precisar mexer nos bicos originais??
2- bico suplementar, mono ou multi?
3- usando os bicos originais + suplementar, vou precisar de mexer no dosador original e instalar um HPI??
4- usando um hpi como ligarei a linha de comb para o bico mono??
prometo q é a ultima hehe
5- pretendia usar outra bomba, como a do gti ligada em linha com a original, como ficaria a pressão na linha?!?!?

abs
Júnior
Cara acredito eu que com um bico mono ponto vc vai alimentar perfeita mente o seu sistema!

Não vai precisar de HPI nem de retrabalho nem outra bomba!!!

É so colocar um gerenciador de bico suplementar e o bico mono ponto ali bem perto da TBI ou na boca dela!!!
E pronto, se for no max 0.8 vai alimentar com certeza!!!
afajr

Mensagem por afajr »

[quote="Project CH"][quote="afajr"]Amigos, pretendo muito em breve montar um kit na minha montana 1.8...
minha duvida sempre foi sobre o bico suplementar, q na maioria dos casos q vejo, usa-se um bico mono ponto. pretendo usar uma pressão em torno de 0.6-0.8 no max e a principio sem o IC.
duvidas:
1- vou precisar mexer nos bicos originais??
2- bico suplementar, mono ou multi?
3- usando os bicos originais + suplementar, vou precisar de mexer no dosador original e instalar um HPI??
4- usando um hpi como ligarei a linha de comb para o bico mono??
prometo q é a ultima hehe
5- pretendia usar outra bomba, como a do gti ligada em linha com a original, como ficaria a pressão na linha?!?!?

abs
Júnior[/quote]

Cara acredito eu que com um bico mono ponto vc vai alimentar perfeita mente o seu sistema!

Não vai precisar de HPI nem de retrabalho nem outra bomba!!!

É so colocar um gerenciador de bico suplementar e o bico mono ponto ali bem perto da TBI ou na boca dela!!!
E pronto, se for no max 0.8 vai alimentar com certeza!!![/quote]
Pois é amigo, pretendo usar o HIS para controlar o suplementar, colocando ele bem proximo da TBI msmo.
me passa seu msn para conversarmos mais sobre esse assunto!!!
abs Júnior
ccca
:: Millennium ::
Contato:

Mensagem por ccca »

Uma coisa que tenho escutado bastante por aqui, mas ainda não vi na prática, é usar um bico de grande vazão (por exemplo, o de 150lb) ao invés de um monoponto. A vantagem é que não precisa se preocupar com pressão de combustível, uma vez que esse tipo de bico trabalha tranquilamente com mais de 3 Kg, e custa praticamente o mesmo valor de um monoponto, principalmente quando importado diretamente.
afajr

Mensagem por afajr »

[quote="ccca"]Uma coisa que tenho escutado bastante por aqui, mas ainda não vi na prática, é usar um bico de grande vazão (por exemplo, o de 150lb) ao invés de um monoponto. A vantagem é que não precisa se preocupar com pressão de combustível, uma vez que esse tipo de bico trabalha tranquilamente com mais de 3 Kg, e custa praticamente o mesmo valor de um monoponto, principalmente quando importado diretamente.[/quote]

Queria saber o pq de sempre se usar o mono ao invez de si usar um multi, por causa dessa pressão...

não entendo muito do funcionando dos bicos, mas qual seria a principal diferente entre eles???
ccca
:: Millennium ::
Contato:

Mensagem por ccca »

Bico mono foi o primeiro a surgir, como uma evolução dos carburadores eletrônicos. Eles eram usados com baixa pressão de combustível e alimentavam sozinhos carros com pouco mais de 100cv, ao menos no Brasil.

Os bicos multi são mais modernos, com pressão de combustível normalmente na casa dos 3 Kg e é usado 1 bico por cilindro. Tem melhor rendimento, distribuindo de forma mais uniforme a alimentação.

O problema de se usar numa mesma linha de combustível um bico mono em carro com bicos multi de fábrica é que o mono deixa de render acima dos 3 Kg. Há risco inclusive de trancar o bico com mais de 4 Kg.

Carro aspirado possui vácuo (ou seja, pressão negativa) na admissão. Carro turbo, por razões óbvias, possui pressão positiva e esta pressão é chamada de pressão diferencial, situação em que o dosador deve compensar na pressão de combustível. Por exemplo: se seu carro tem 3 Kg de pressão de combustível originalmente e anda com 1 Kg de pressão máxima no turbo, o dosador deve passar a trabalhar com 4 Kg quando a turbina encher.

Por isso, a idéia de usar apenas um bico de alta vazão como extra não é má idéia.
afajr

Mensagem por afajr »

[quote="ccca"]Bico mono foi o primeiro a surgir, como uma evolução dos carburadores eletrônicos. Eles eram usados com baixa pressão de combustível e alimentavam sozinhos carros com pouco mais de 100cv, ao menos no Brasil.

Os bicos multi são mais modernos, com pressão de combustível normalmente na casa dos 3 Kg e é usado 1 bico por cilindro. Tem melhor rendimento, distribuindo de forma mais uniforme a alimentação.

O problema de se usar numa mesma linha de combustível um bico mono em carro com bicos multi de fábrica é que o mono deixa de render acima dos 3 Kg. Há risco inclusive de trancar o bico com mais de 4 Kg.

Carro aspirado possui vácuo (ou seja, pressão negativa) na admissão. Carro turbo, por razões óbvias, possui pressão positiva e esta pressão é chamada de pressão diferencial, situação em que o dosador deve compensar na pressão de combustível. Por exemplo: se seu carro tem 3 Kg de pressão de combustível originalmente e anda com 1 Kg de pressão máxima no turbo, o dosador deve passar a trabalhar com 4 Kg quando a turbina encher.

Por isso, a idéia de usar apenas um bico de alta vazão como extra não é má idéia.[/quote]

texto bem explicativo rsrs, mas eu falo em termos de utilização msmo, pq continuamos usando mono ponto ao invez dos multi... o controlodar tipo HIS funciona com o multi tbm??
Project CH

Mensagem por Project CH »

afajr escreveu:
ccca escreveu:Bico mono foi o primeiro a surgir, como uma evolução dos carburadores eletrônicos. Eles eram usados com baixa pressão de combustível e alimentavam sozinhos carros com pouco mais de 100cv, ao menos no Brasil.

Por isso, a idéia de usar apenas um bico de alta vazão como extra não é má idéia.
texto bem explicativo rsrs, mas eu falo em termos de utilização msmo, pq continuamos usando mono ponto ao invez dos multi... o controlodar tipo HIS funciona com o multi tbm??
O valor do investimento no caso da utilização de um bico mono e o de multi tem uma diferença muito significativo.....

podemos ver já de cara os gerenciadores de bico multi ponto é no mínimo 150% a mais do valor de um mono ponto....

Mesmo vc optando por fazer um up nos bicos originais, vc vai precisar de um gerenciador multi ponto, pois a central original vai ficar travada devido o Clamper que vc vai precisar utilizar no seu MAP para não dar erro, e mais uma: O close loop do censor Lambda só corrige entorno de 10% pra mais ou para menos dos valores originais do mapa e isso é muito pouco para um carro turbo, pois ou vc vai ficar bom de alta e ruim de baixa ou a o contrario......

Já o gerenciador multi vai enganar a sua central e vai te possibilitar uma maior precisão de regulagem.

O gerenciador mono também regula a abertura do bico mono ponto conforme a subida da pressão, isso vai te possibilitar um carro totalmente original, antes da pressão + e um carro agressivo quando vier a pressão +.

Se for para brincar um pouco o custo beneficio estar no mono ponto, esta é minha opinião!!!
afajr

Mensagem por afajr »

interessante... sabia q tinha algo por tras disso...

no meu finado celta, qndo comprei o IC, junto com a pressurização já veio o suplementar, só q era um multi, agora só não recordo qual gerenciador o antigo dono usava... mas sempre vejo por aqui na minha região, todos usarem o bico mono para suplementar... minha preocupação era justamente a pressão de comb, para não travar o mono...

mas o q pode ser feito tbm, é usar um dosador pequeno só para o mono, deixando assim a pressão um pouco mais baixa para ele e original para os outros bicos de linha, será q funcionaria???
andre pirituba
:: Moderador ::
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por andre pirituba »

Minha pergunta é
se tenho cinco,como vou dividir certinho pra quatro?
Barrika13
:: Rodeio ::

Mensagem por Barrika13 »

Pessoal.

É normal vazar um pouco de óleo pela junta do cabeçote? O Astra do meu pai e outros GM's sempre vazaram, porém a partir de 60.000 km.
Meu econoflex ficou pronto hoje, com GT 22 Mater Power, HIS com um extra e 0,5 bar de pressão. Ele está com 10.100 km rodados, e ao chegar em casa e abrir o capô verifiquei que está vazando um pouco de óleo na junta.
Vou entrar em contato com meu preparador, mas quem sabe alguém possa me falar algo aqui
Normal em turbo isso?

Obrigado.

Abraços
Responder