[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.
Responder
Lobo do Asfalto
:: Wind ::
https://www.facebook.com/lodz.meble.kuchenne/
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Lobo do Asfalto »

Eu já usei Acedelco, Havoline, Helix (Amarelo), Lubrax...
Atualmente uso o AC DELCO 20W50 mineral !
erick_1.4_Econo.Flex

Mensagem por erick_1.4_Econo.Flex »

Bem, olá a todos, sou novo no fórum, e vou começar por este tópico que me chamou a a atenção.

Possuo um Corsa Hatch Premium 1.4 Econo.FLEX, e enfrentei uma briga boa com o carro.
após seis meses, resolvi fazer a primeira revisão (apesar de que o carro apresentava quilometragem menor que 7.500km, fiz a ervisão por enfrentar o chamado serviço severo).
Como todos sabem, a primeira revisão é apenas para troca de óleo, e assim o fiz. Fui na concessionária, e me sugeriram utilizar o óleo ACDelco 20W50, recomendado pela GM no manual do carro. Pois bem, depois da troca, o carro ficou irreconhecível. Partidas difíceis e pesadas (com o motor frio ou quente), apresentava-se apático.

A solução para o meu problema só veio com a ajuda de um amigo meu, funcionário da GM, que ao perguntar-me se o problema surgiu após a troca de óleo. Como a resposta foi afirmativa, ele me perguntou qual óleo coloquei. Respondi que foi o 20W50, e ele me disse a trocar o óleo o mais rapidamente possível. Coloquei novamente o 5W30, e o carro voltou a ser o que era!!!

Assim, sugiro a todos que possuam carros com o propulsor 1.4 Econo.FLEX ou os 1.o VHC Flexpower que utilizem o 5W30, afim de evitar complicações.
Henrique Bala
:: Super ::

Mensagem por Henrique Bala »

Estou turbinando meu corsa 2001 1.0 MPFI.

Qual óleo ideal a ser usado?
Imagem
Corsa 1.0 Turbo
Som interno
Rodas 15" Vaska
Pneus Nexen 195/50/15 Zero
Suspensão de rosca Tebão
Xenon 8000K
rodrigoatr

Troca do oleo

Mensagem por rodrigoatr »

Ai mano esse seu mecânico deve ser engenheiro dos bons para te falar isso,
Eu troco o meu de 4000 em 40000 com esse
CASTROL Castrol GTX Special SAE-20W50
e pode ter certeza que se você passar dos 5 mil com semi-sintético a borra vai aparecer, ai mano pode reservar uma grana boa porque voce vai precisar, faça um teste rápido:

Retire a tampa lá onde se coloca o oleo e você vai perceber um creme cor cafe com leite ou pior ainda preto, isso indica que seu motor esta com borra por causa das demoradas trocas de oleo.

eu gasto uns 76,00 reais a cada três meses e meio e pode acreditar o meu esta com o motor sempre em ordem com as trocas de 4 mil em 4mil e sempre semi sintéco
Um abraço de gaudério a todos 8)
Rodrigo
istonis

Mensagem por istonis »

Hoje troquei o óleo e coloquei Castrol GTX 1000 - SAE 15W40 API SL Mineral e filtro FRAM.....
Hoje andei cerca de 70 KM e senti o carro muito melhor.

Um abraço,

Istonis
klaudio
:: ST ::
Contato:

Mensagem por klaudio »

uma dica havolline acdelco e motocraf sao da texaco todos os oleos e do mesmo fabricante so muda o nome
Agora leiam .
ÍNDICE DE VISCOSIDADE, enquanto menor este índice menos viscoso, ou seja, mais fino o óleo, melhor nas partidas a frio (com o motor frio, sem ter sido ligado) e enquanto maior este índice mais viscoso, ou seja, mais grosso fica o óleo em temperaturas elevadas, evitando desgastes prematuros no motor.
Um Super óleo muito dificícil de ser encontrado e usado em carros de extrema performance é o 0w60, este óleo em temperaura ambiente possui a mesma viscosidade da água, ou seja: 0(zero), facilitando o trabalho da bomba de óleo e aumentando a pressão do lubrificante com o motor frio, sendo assim o óleo chega mais rápido nas partes mais altas evitando os desgastes por falta de óleo, em altas temperaturas ( em motores de performance a temperatura do óleo ultrapassa facilmente os 100graus) este óleo atinge e mantém a viscosidade 60(super viscoso), reduzindo o desgaste e ajudando o motor a manter temperaturas aceitáveis de funcionamento.
No exemplo 15w40 que o amigo citou temos um óleo para climas tropicais, devendo ser utilizado em carros comuns (motores originais de baixa cilindrada) e pouco exigidos. Se o modorista optar por uma direção mais esportiva exigindo mais do acelerador ou ainda passar por constantes engarrafamentos deverá ser utilizado óleo com viscosidade imediatamente superior a utilizada habitualmente. Ex: 15w50.
Além do índice de viscosidade, os óleos também são classificados pela sua duração, as letras SG, SH, SJ, SL, que indicam, em ordem crescente, a capacidade do óleo suportar a variação de temperatura em determinado período sem peder suas características originais.
Independente de sua viscosidade e classificação, como já vimos, os óleos se distiguem também quanto sua base química: Sintéticos ou Minerais, os primeiros, produzidos em laboratórios, são um pouco mais duráveis que os segundos, extraídos do petróleo.
Para termos um maior aproveitamento do motor e da sua vida útil devemos nos preocupar em trocar o óleo sempre trocando o filtro de óleo, e antes mesmo de perder suas características de viscosidade
interpretando o SAE 15w 40por exemplo, isso significará que o produto trabalha bem sob uma determinada faixa de temperatura (no caso, entre 15ºC negativos e 40ºC positivos). Os numeros indicados não correspondem necessariamente à temperatura em si, mas a uma tabela técnica da SAE ( sigla em inglês da Sociedade De Engenheiros Automotivos, uma das entidades internacionais que determinam normas para as indústrias automobilísticas e de autopeças) O número à esquerda do W (de winter, palavra inglesa, que significa inverno) indica a temperatura abaixo de zero, e o número a direita, acima de zero. Quanto mais baixo for o número da esquerda e mais alto for o da direita, maior será a faixa de trabalho do óleo.
espero ter ajudado
Ah lembrando que o oleo bruto vem da petrobras
C.C.A.T Corsa Clube Alto Tiête 04 Anos de Muita Luta e Divertimentos Parabens a Toda Galera
De ferias

Imagem
klaudio
:: ST ::
Contato:

Mensagem por klaudio »

uma dica havolline acdelco e motocraf sao da texaco todos os oleos e do mesmo fabricante so muda o nome
Agora leiam .
ÍNDICE DE VISCOSIDADE, enquanto menor este índice menos viscoso, ou seja, mais fino o óleo, melhor nas partidas a frio (com o motor frio, sem ter sido ligado) e enquanto maior este índice mais viscoso, ou seja, mais grosso fica o óleo em temperaturas elevadas, evitando desgastes prematuros no motor.
Um Super óleo muito dificícil de ser encontrado e usado em carros de extrema performance é o 0w60, este óleo em temperaura ambiente possui a mesma viscosidade da água, ou seja: 0(zero), facilitando o trabalho da bomba de óleo e aumentando a pressão do lubrificante com o motor frio, sendo assim o óleo chega mais rápido nas partes mais altas evitando os desgastes por falta de óleo, em altas temperaturas ( em motores de performance a temperatura do óleo ultrapassa facilmente os 100graus) este óleo atinge e mantém a viscosidade 60(super viscoso), reduzindo o desgaste e ajudando o motor a manter temperaturas aceitáveis de funcionamento.
No exemplo 15w40 que o amigo citou temos um óleo para climas tropicais, devendo ser utilizado em carros comuns (motores originais de baixa cilindrada) e pouco exigidos. Se o modorista optar por uma direção mais esportiva exigindo mais do acelerador ou ainda passar por constantes engarrafamentos deverá ser utilizado óleo com viscosidade imediatamente superior a utilizada habitualmente. Ex: 15w50.
Além do índice de viscosidade, os óleos também são classificados pela sua duração, as letras SG, SH, SJ, SL, que indicam, em ordem crescente, a capacidade do óleo suportar a variação de temperatura em determinado período sem peder suas características originais.
Independente de sua viscosidade e classificação, como já vimos, os óleos se distiguem também quanto sua base química: Sintéticos ou Minerais, os primeiros, produzidos em laboratórios, são um pouco mais duráveis que os segundos, extraídos do petróleo.
Para termos um maior aproveitamento do motor e da sua vida útil devemos nos preocupar em trocar o óleo sempre trocando o filtro de óleo, e antes mesmo de perder suas características de viscosidade
interpretando o SAE 15w 40por exemplo, isso significará que o produto trabalha bem sob uma determinada faixa de temperatura (no caso, entre 15ºC negativos e 40ºC positivos). Os numeros indicados não correspondem necessariamente à temperatura em si, mas a uma tabela técnica da SAE ( sigla em inglês da Sociedade De Engenheiros Automotivos, uma das entidades internacionais que determinam normas para as indústrias automobilísticas e de autopeças) O número à esquerda do W (de winter, palavra inglesa, que significa inverno) indica a temperatura abaixo de zero, e o número a direita, acima de zero. Quanto mais baixo for o número da esquerda e mais alto for o da direita, maior será a faixa de trabalho do óleo.
espero ter ajudado
Ah lembrando que o oleo bruto vem da petrobras
C.C.A.T Corsa Clube Alto Tiête 04 Anos de Muita Luta e Divertimentos Parabens a Toda Galera
De ferias

Imagem
Necrohell
:: Super ::

Mensagem por Necrohell »

Esse lance de troca de oleo é algo delicado mesmo hein?
Meu carrinho anterior, um chevete 84 filezão, super novo, eu nem dava moral pra oleo. Completava com qualquer um, quase não fazia troca nem nada. Nem dava moral pra isso hehehe.
E jamais deu problema de nada. Fiquei com o carro 9 anos.
Peguei um Corsa 96 recentemente, andei nele com o oleo velho (que nem sei qual era) durante uma semana, sem problema de barulho estranho e afins.
Troquei o oleo, colocando o tradicional lubrax 20/40.
600 km depois, tucho batendo... :roll:
jrgobis
:: Millennium ::

Oleo 5w 30 ELAION Semi-sintético

Mensagem por jrgobis »

Olá Galera do CC

Ontem fui abastecer meu corsinha e quando fua pagar, vi na prateleira o Oleo Elaion 5w 30 semi-sintetico por R$ 17,00 reais o litro. No meu carro uso o AC delco 5w 30 mineral. Alguem já usou este oleo ( que hoje vem nos carros da volks) e como foi sua experiencia. Comprei 4 litros e só vou aguardar os comentarios para decidir se passo para o Elaion.
Desejo a todos um feliz ano novo e que Deus nos proporcione muitas emoções sadias.

ps. Quando tiver encontros aqui no Parana perto de londrina, pediria que algum sócio me posiciona-se a respeito , pois tenho muita vontade de ir aos encontros.
majewski

Sugestão

Mensagem por majewski »

Olá, pessoal.

Tenho um Classic 1.6 2003 com 60.000kms e preciso fazer a troca de óleo. Como não lembro qual foi o colocado da última vez - só lembro que foi um 20w50, gostaria de dicas para a próxima troca:

- Posso colocar um óleo um pouco mais fino porque a quilometragem ainda está abaixo dos 100.000kms - por exemplo, um 15w40? Qual é o mais indicado (marca, modelo)?
- Vou trocar o filtro também. Qual é o mais indicado: Mann, Fran, AcDelco?
- Se manter o 20w50, qual marca/modelo vocês indicam?
- Vale a pena colocar um aditivo no óleo - tipo um Bardhal B12?
- Por falar em aditivo, o Militec, Molykote, ou o Carbono Puro realmente protegem o motor?

Obrigado,
Responder

Voltar para “Matérias Técnicas”