[TUTORIAL] - Instalação de Computador de Bordo MID em Corsa
-
- :: Wind ::
- https://www.facebook.com/lodz.meble.kuchenne/
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Boa tarde, recentemente adquiri uma Meriva 1.4 Econo.Flex 2009 (o porque Econo eu não sei!!!), e estou tentando instalar o MID.
Como a Meriva é bem parceida ao Corsa com BCM, segue alguns questionamentos.
No painel de instrumentos o conector é de 13 pinos só tem alguns pinos sendo utilizados, como identificar o sinal de RPM, nível de Combustível, Velocidade e distância.
De onde tirar o sinal de consumo? direto da ECU perto do motor? Lá existem 2 conetores, um com a letra K e outro com a letra M. Alguém saberia dizer qual a posição do pino de sinal de consumo?
O sinal do sensor de velocidade eu consegui pegar, o MID está informando a distância percorrida (com uma ligeira diferença para o painel), mas não informa a velocidade média (geramnete fica mostrando 0 km/h ou outras vezes varia 2 KM/h a 5 KM/h). Para informar a veloc. média é necessário algum outro sinal além do sinal do sensor de velocidade?
Agradeço a quem puder ajudar.
Como a Meriva é bem parceida ao Corsa com BCM, segue alguns questionamentos.
No painel de instrumentos o conector é de 13 pinos só tem alguns pinos sendo utilizados, como identificar o sinal de RPM, nível de Combustível, Velocidade e distância.
De onde tirar o sinal de consumo? direto da ECU perto do motor? Lá existem 2 conetores, um com a letra K e outro com a letra M. Alguém saberia dizer qual a posição do pino de sinal de consumo?
O sinal do sensor de velocidade eu consegui pegar, o MID está informando a distância percorrida (com uma ligeira diferença para o painel), mas não informa a velocidade média (geramnete fica mostrando 0 km/h ou outras vezes varia 2 KM/h a 5 KM/h). Para informar a veloc. média é necessário algum outro sinal além do sinal do sensor de velocidade?
Agradeço a quem puder ajudar.
-
- :: Moderador ::
- Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 MPFI 8V 102CV
- Ano de fabricação: 2002
- Contato:
Fala, Marcelo!
Td na boa ai ?
Então vamos lá!
os sinais de RPM, nível de Combustível, e de consumo você terá de pegar na central, a qual é exatamente esta central que você mencionou, um conector é o K, e outro é o M.
na tabela no início da página você consegue todas os pinos com os sinais!
o sinal de velocidade você tira do TID mesmo, mais uma vez, conforme a tabela.
termine as conexões e depois veja se o erro da velocidade foi corrigido.
agora me tire uma duvida, como vc está fazendo para alterar entre as funções do MID??
Abraços!
Td na boa ai ?
Então vamos lá!
os sinais de RPM, nível de Combustível, e de consumo você terá de pegar na central, a qual é exatamente esta central que você mencionou, um conector é o K, e outro é o M.
na tabela no início da página você consegue todas os pinos com os sinais!
o sinal de velocidade você tira do TID mesmo, mais uma vez, conforme a tabela.
termine as conexões e depois veja se o erro da velocidade foi corrigido.
agora me tire uma duvida, como vc está fazendo para alterar entre as funções do MID??
Abraços!
-
Tudo blz leoeconoflex,
Eu fiz uma adaptação na chave do limpador original colocando dois botões NA, e os fios passando por dentro:

Com relação a cetral, será que a pinagem é exatamente igual a do Corsa?
Vou fazer as conexões neste fim de semana e informo como ficou...
Valeu pela ajuda e exclarecimento!!!!
Eu fiz uma adaptação na chave do limpador original colocando dois botões NA, e os fios passando por dentro:

Com relação a cetral, será que a pinagem é exatamente igual a do Corsa?
Vou fazer as conexões neste fim de semana e informo como ficou...
Valeu pela ajuda e exclarecimento!!!!
-
- Contato:
-
Boa tarde leoeconoflex,
Fiz as conexãoes conforme o tutorial mas não funcionou.
Acho que o sinal de consumo não enviou dados para o MID ou o sinal é outro pino (o pino K47 é cinza/preto?).
A velocidade continua marcando valores muito baixos, quando não fica zerada.
O sinal de RPM eu peguei do painel no fio verde, acho que o problema pode estar por ai.
Pensando um pouco na situação hoje pela manhã, cheguei a uma hipótese:
Acho que se não tiver o sinal correto de RPM, o MID entende que o motor está desligado, logo o consumo tem que ser zero, o que pode estar ocorrendo tbm com a velocidade.
O estranho é que quando o carro está em movimento o consumo e consumo inst. marcam 999,9 Km/l.
Abraços!
Acho que o sinal de consumo não enviou dados para o MID ou o sinal é outro pino (o pino K47 é cinza/preto?).
O sinal de RPM eu peguei do painel no fio verde, acho que o problema pode estar por ai.
Acho que se não tiver o sinal correto de RPM, o MID entende que o motor está desligado, logo o consumo tem que ser zero, o que pode estar ocorrendo tbm com a velocidade.
O estranho é que quando o carro está em movimento o consumo e consumo inst. marcam 999,9 Km/l.
Abraços!
-
Boa tarde leoeconoflex,
Abraços!
Abraços!
-
- Contato:
do painel não ... o sinal verde do painel não é de RPM.
a GM ainda não aboliu o BCM das merivas, logo, não se pode pegar nada do painel.
lembre-se de que o mid, não é um aparelho que funciona em rede CAM-Bus, logo, vc precisará pegar os sinais, antes deles passarem pelo BCM!
dessa maneira, so resta pegarmos os sinais direto da central
faça o seguinte lá na central.
K46 da central - para o sinal de rpm do MID
K47 da central - para o sinal de consumo do MID (neste não tem fio saindo dele, voce terá de usar um terminal para inserir dentro do conector da central, o conector é igual os do MID)
M3 da central - para o sinal de temperatura do motor do MID
olhando de frente para o carro, o conector K é o da direita, e o M é o da esquerda
esses 3 sinais vem da central, mais o da bomba de combústivel, que é o fio azul que sai da bomba de combustível abaixo do banco traseiro.
confira novamente se ligou o fio da velocidade corretamente, ele é o Pino 9 do TID !
abraços!
a GM ainda não aboliu o BCM das merivas, logo, não se pode pegar nada do painel.
lembre-se de que o mid, não é um aparelho que funciona em rede CAM-Bus, logo, vc precisará pegar os sinais, antes deles passarem pelo BCM!
dessa maneira, so resta pegarmos os sinais direto da central
faça o seguinte lá na central.
K46 da central - para o sinal de rpm do MID
K47 da central - para o sinal de consumo do MID (neste não tem fio saindo dele, voce terá de usar um terminal para inserir dentro do conector da central, o conector é igual os do MID)
M3 da central - para o sinal de temperatura do motor do MID
olhando de frente para o carro, o conector K é o da direita, e o M é o da esquerda
esses 3 sinais vem da central, mais o da bomba de combústivel, que é o fio azul que sai da bomba de combustível abaixo do banco traseiro.
confira novamente se ligou o fio da velocidade corretamente, ele é o Pino 9 do TID !
abraços!
-
Boa noite leoeconoflex,
Minha suspeita está confirmada as centrais são diferentes, o conector K é o de cima e o M o de baixo veja:
[url=http://www.postimage.org/image.php?v=Tse_zpA][img]http://s2.postimage.org/e_zpA.jpg[/img][/url]
No conector K pino 46 já possue um fio preto e no pino 47 um fio cinza/preto:
[url=http://www.postimage.org/image.php?v=aVFP979][img]http://s4.postimage.org/FP979.jpg[/img][/url]
Vou ter que pesquisar mais para descobrir qual é o pino correto desta central.
Ainda não consegui o manual de serviço da linha 2009.
Minha suspeita está confirmada as centrais são diferentes, o conector K é o de cima e o M o de baixo veja:
[url=http://www.postimage.org/image.php?v=Tse_zpA][img]http://s2.postimage.org/e_zpA.jpg[/img][/url]
No conector K pino 46 já possue um fio preto e no pino 47 um fio cinza/preto:
[url=http://www.postimage.org/image.php?v=aVFP979][img]http://s4.postimage.org/FP979.jpg[/img][/url]
Vou ter que pesquisar mais para descobrir qual é o pino correto desta central.
Ainda não consegui o manual de serviço da linha 2009.
-
- Contato:
Marcelo;
ainda suspeito de que as centrais tenham apenas calibrações diferentes, e estejam apenas em posição invertida nos carros ...
me adicione no msn, q eu te passo o tutorial q eu tenho em casa, e tiramos a duvida.
leomarcondes@msn.com
Abrços!!
ainda suspeito de que as centrais tenham apenas calibrações diferentes, e estejam apenas em posição invertida nos carros ...
me adicione no msn, q eu te passo o tutorial q eu tenho em casa, e tiramos a duvida.
leomarcondes@msn.com
Abrços!!
-
-