[TUTORIAL] - Instalação de Computador de Bordo MID em Corsa

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
Marcelo Soares
:: Wind ::
Mensagens: 9
https://www.facebook.com/lodz.meble.kuchenne/
Registrado em: Segunda-feira 11 2010f Janeiro 2010 02:25:35 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Marcelo Soares »

Boa tarde, recentemente adquiri uma Meriva 1.4 Econo.Flex 2009 (o porque Econo eu não sei!!!), e estou tentando instalar o MID.
Como a Meriva é bem parceida ao Corsa com BCM, segue alguns questionamentos.

No painel de instrumentos o conector é de 13 pinos só tem alguns pinos sendo utilizados, como identificar o sinal de RPM, nível de Combustível, Velocidade e distância.

De onde tirar o sinal de consumo? direto da ECU perto do motor? Lá existem 2 conetores, um com a letra K e outro com a letra M. Alguém saberia dizer qual a posição do pino de sinal de consumo?

O sinal do sensor de velocidade eu consegui pegar, o MID está informando a distância percorrida (com uma ligeira diferença para o painel), mas não informa a velocidade média (geramnete fica mostrando 0 km/h ou outras vezes varia 2 KM/h a 5 KM/h). Para informar a veloc. média é necessário algum outro sinal além do sinal do sensor de velocidade?

Agradeço a quem puder ajudar.
leoeconoflex
:: Moderador ::
Mensagens: 919
Registrado em: Quarta-feira 16 2008f Abril 2008 02:38:34 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2002
Contato:

Mensagem por leoeconoflex »

Fala, Marcelo!
Td na boa ai ?

Então vamos lá!

os sinais de RPM, nível de Combustível, e de consumo você terá de pegar na central, a qual é exatamente esta central que você mencionou, um conector é o K, e outro é o M.
na tabela no início da página você consegue todas os pinos com os sinais!

o sinal de velocidade você tira do TID mesmo, mais uma vez, conforme a tabela.
termine as conexões e depois veja se o erro da velocidade foi corrigido.

agora me tire uma duvida, como vc está fazendo para alterar entre as funções do MID??

Abraços!
Clique para ver o tópico completo:
Imagem
Marcelo Soares
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Segunda-feira 11 2010f Janeiro 2010 02:25:35 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Marcelo Soares »

Tudo blz leoeconoflex,

Eu fiz uma adaptação na chave do limpador original colocando dois botões NA, e os fios passando por dentro:
Imagem

Com relação a cetral, será que a pinagem é exatamente igual a do Corsa?
Vou fazer as conexões neste fim de semana e informo como ficou...

Valeu pela ajuda e exclarecimento!!!!
leoeconoflex
:: Moderador ::
Mensagens: 919
Registrado em: Quarta-feira 16 2008f Abril 2008 02:38:34 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2002
Contato:

Mensagem por leoeconoflex »

a pinagem é igual a do corsa sim, é a mesma central com calibração diferente.

eu to vendendo meu mid, pois ainda não consegui algo interessante para mudar entre as funções, e to ficando loco ad cabeça atras de um som do vectra ...

abraços!
Clique para ver o tópico completo:
Imagem
Marcelo Soares
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Segunda-feira 11 2010f Janeiro 2010 02:25:35 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Marcelo Soares »

Boa tarde leoeconoflex,

Fiz as conexãoes conforme o tutorial mas não funcionou.
Acho que o sinal de consumo não enviou dados para o MID ou o sinal é outro pino (o pino K47 é cinza/preto?).
A velocidade continua marcando valores muito baixos, quando não fica zerada.

O sinal de RPM eu peguei do painel no fio verde, acho que o problema pode estar por ai.
Pensando um pouco na situação hoje pela manhã, cheguei a uma hipótese:
Acho que se não tiver o sinal correto de RPM, o MID entende que o motor está desligado, logo o consumo tem que ser zero, o que pode estar ocorrendo tbm com a velocidade.
O estranho é que quando o carro está em movimento o consumo e consumo inst. marcam 999,9 Km/l.

Abraços!
Marcelo Soares
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Segunda-feira 11 2010f Janeiro 2010 02:25:35 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Marcelo Soares »

Boa tarde leoeconoflex,

Fiz as conexãoes conforme o tutorial mas não funcionou.
Acho que o sinal de consumo não enviou dados para o MID ou o sinal é outro pino (o pino K47 é cinza/preto?).
A velocidade continua marcando valores muito baixos, quando não fica zerada.

O sinal de RPM eu peguei do painel no fio verde, acho que o problema pode estar por ai.
Pensando um pouco na situação hoje pela manhã, cheguei a uma hipótese:
Acho que se não tiver o sinal correto de RPM, o MID entende que o motor está desligado, logo o consumo tem que ser zero, o que pode estar ocorrendo tbm com a velocidade.
O estranho é que quando o carro está em movimento o consumo e consumo inst. marcam 999,9 Km/l.

Abraços!
leoeconoflex
:: Moderador ::
Mensagens: 919
Registrado em: Quarta-feira 16 2008f Abril 2008 02:38:34 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2002
Contato:

Mensagem por leoeconoflex »

do painel não ... o sinal verde do painel não é de RPM.
a GM ainda não aboliu o BCM das merivas, logo, não se pode pegar nada do painel.
lembre-se de que o mid, não é um aparelho que funciona em rede CAM-Bus, logo, vc precisará pegar os sinais, antes deles passarem pelo BCM!
dessa maneira, so resta pegarmos os sinais direto da central

faça o seguinte lá na central.

K46 da central - para o sinal de rpm do MID
K47 da central - para o sinal de consumo do MID (neste não tem fio saindo dele, voce terá de usar um terminal para inserir dentro do conector da central, o conector é igual os do MID)
M3 da central - para o sinal de temperatura do motor do MID
olhando de frente para o carro, o conector K é o da direita, e o M é o da esquerda

esses 3 sinais vem da central, mais o da bomba de combústivel, que é o fio azul que sai da bomba de combustível abaixo do banco traseiro.

confira novamente se ligou o fio da velocidade corretamente, ele é o Pino 9 do TID !

abraços!
Clique para ver o tópico completo:
Imagem
Marcelo Soares
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Segunda-feira 11 2010f Janeiro 2010 02:25:35 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Marcelo Soares »

Boa noite leoeconoflex,

Minha suspeita está confirmada as centrais são diferentes, o conector K é o de cima e o M o de baixo veja:

[url=http://www.postimage.org/image.php?v=Tse_zpA][img]http://s2.postimage.org/e_zpA.jpg[/img][/url]

No conector K pino 46 já possue um fio preto e no pino 47 um fio cinza/preto:

[url=http://www.postimage.org/image.php?v=aVFP979][img]http://s4.postimage.org/FP979.jpg[/img][/url]

Vou ter que pesquisar mais para descobrir qual é o pino correto desta central.
Ainda não consegui o manual de serviço da linha 2009.
leoeconoflex
:: Moderador ::
Mensagens: 919
Registrado em: Quarta-feira 16 2008f Abril 2008 02:38:34 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2002
Contato:

Mensagem por leoeconoflex »

Marcelo;

ainda suspeito de que as centrais tenham apenas calibrações diferentes, e estejam apenas em posição invertida nos carros ...

me adicione no msn, q eu te passo o tutorial q eu tenho em casa, e tiramos a duvida.
leomarcondes@msn.com

Abrços!!
Clique para ver o tópico completo:
Imagem
Marcelo Soares
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Segunda-feira 11 2010f Janeiro 2010 02:25:35 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Marcelo Soares »

leoeconoflex,

Fiz as ligações nos pinos mencionados mas não funcionou.

Teria uma forma de testar o MID em bancada, principalmente o sinla de consumo?
Já estou ficando desconfiado do MID....
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Tutoriais”