oleo sintetico é assim, pra 10K, mas.....nao confio nisso pq nos primeiros km rodados ja esta contaminado e so tende a piorar com o tempo e com isso a propriedade de lubrificacao ja era....
esse sitema de partida a frio pra inverno europeu é assim mesmo, tem reprogramacao q sobe um pouco, mas nao deixa de ser europeu ainda...
[OPINIÃO] - PROB NA PARTIDA FRIO-ALCOOL 1.4 FLEX 2008
-
- :: Moderador ::
- https://www.facebook.com/lodz.meble.kuchenne/
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
-
- :: Millennium ::
Velhão,o óleo,quanto mais fino é melhor para a partida a frio,pois o lubruficante sobe mais rápido para a parte alta do motor.Eu,utilizo o Shell HX710w40 ou o Shell HX5s 15w40 semi sintético.o meu carro atual é o corsa joy hatch 2008,mas,eu utilizava no meu antigo corsa super1997 o Shell HX5 15w50 sem problema algum de ruidos ou fumaça.Essa historia de lubrificante grosso ser bom é lenda.
NEM TUDO QUE RELUZ É OURO, NEM TUDO QUE BALANÇA CAI.
-
na verdade a viscosidade é determinada pela folga do motor, tem q seguir o recomendado, dentro do limite, sim o fino é melhor na partida, mas nao é pq se pede 15W40 q vai se utilizar 0W5 pra ajudar, pq ai vc detona por falta de lubrificacao, de tao fino falta pressao no sistema....cristianmota escreveu:Velhão,o óleo,quanto mais fino é melhor para a partida a frio,pois o lubruficante sobe mais rápido para a parte alta do motor.Eu,utilizo o Shell HX710w40 ou o Shell HX5s 15w40 semi sintético.o meu carro atual é o corsa joy hatch 2008,mas,eu utilizava no meu antigo corsa super1997 o Shell HX5 15w50 sem problema algum de ruidos ou fumaça.Essa historia de lubrificante grosso ser bom é lenda.
mas tem muita gente q nao se preocupa com isso, ta fumacando vamos por graxa azul....ta bom vamos por o mais fino q tiver.....oleo tem q ser o q o fabricante determina, afinal ele sabe da folga e o q pode ser utilizado.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
-
- :: Millennium ::
olá velhão,eu comcordo com o que vc falou,só que é o seguinte,os motores atuais,possui galerias bem mais finas que as dos carros antigos quanto mais grosso, isso é,viscoso for o lubrificante,mais dificil vai ser a lubrificação das partes altas do motor.por ex;o manual do meu carro vem informando que ele saiu de fabrica,com a viscosidade de 5w30,essa é a menor viscosidade existente,só que no mesmo manual indica tbm o máximo de viscosidade 20w50.
Eu coloco o 10w40 ou no máximo 15w40,vou indicar outro exemplo;tem um copo de vitamina e um copo de água,os dois possuem canudo,qual dos dois liquidos vc,irá sugar mais rápido?então,imagine a bomba de óleo como trabalha.
Se o carro tiver um km alto e ele nunca sofreu uma manutenção corretiva,eu indicaria um lubrificante mais viscoso, por que como vc falou, possue muitas folgas mas o exemplo do meu antigo 97,eu fiz as manutenções corretas utilizava o 15w50 e ele nunca saiu fumaça ou apresentava barulhos e ele possuia 216.000km.
Eu coloco o 10w40 ou no máximo 15w40,vou indicar outro exemplo;tem um copo de vitamina e um copo de água,os dois possuem canudo,qual dos dois liquidos vc,irá sugar mais rápido?então,imagine a bomba de óleo como trabalha.
Se o carro tiver um km alto e ele nunca sofreu uma manutenção corretiva,eu indicaria um lubrificante mais viscoso, por que como vc falou, possue muitas folgas mas o exemplo do meu antigo 97,eu fiz as manutenções corretas utilizava o 15w50 e ele nunca saiu fumaça ou apresentava barulhos e ele possuia 216.000km.
NEM TUDO QUE RELUZ É OURO, NEM TUDO QUE BALANÇA CAI.
-
pois é todo mundo pensa assim pq ta rodado por oleo mais grosso, a folga ta nas pecas moveis e as galerias por onde passa o oleo jamais vao se alargar....e se vc contar no colesterol, opa é motor...na borra q ja pode estar depositada, a galeria conseguiu ficar mais fina ainda....
qnt a puxar o liquido, o mais fino vc puxa mais facil, mas a bomba nao bombeia tao mais facil
a bomba trabalha com engrenagens, tem folgas, qnt mais fino, menos ela vai bombear, e mais se perdera entre as engrenagens, bombeando menos, temos menos vazao, com menos vazao, a pressao é menor, é uma verdadeira bola de neve....
nunca vai se chegar num acordo sobre usar mais fino mais grosso.....
o certo é ficar num valor mediano entre o indicado no manual, q ja achei absurdo tamanha variacao na indicacao da GM pro seu carro.....25W60 ja temos um oleo pra alta KM olha q maravilha...pra quem gosta ja comeca usar esse desde 0km
o problema dos oleos ja comecao ao trocar, ja se contamina com restos do outro, ja vai contaminar na partida com combustivel, o resultado da contaminacao é deixar de lubrificar, vc olha e nao ve nada de anormal com o oleo, mas as suas propriedades ja estao sendo perdidas ali na primeira virada do motor, e nao tem o q se fazer pra evitar isso....
so completando, no meu carro tem o manometro de pressao do oleo pra ver como a viscosidade vai mudando e o problema de perder pressao é serio....
qnd ligo o carro, em lenta na fase de aquecimento o ponteiro fica la pelos 6~7 bar de pressao, ok....se eu rodar uns 20km em velocidade moderada, sem usar a turbina e tal, ja em temperatura correta de trabalho com ventoinha ligando e tudo, fica la pelos 1,5 de pressao....agora se eu der uma segurada com a turbina cheia uns 3km q seja, a lenta ja fica em 1~1,2 de pressao do oleo....
isso o mesmo oleo la dentro somente na variacao da viscosidade entre quente e frio, entre o oleo estar "grosso" e "fino"
se achar q com 1bar em lenta ta pouco, pode se pensar num oleo mais grosso, mas e ai, como vai ser a lubrificacao? ou o desgaste espera o motor eskentar pra afinar e ir lubrificar as folgas centesimais do motor?
se tiver oportunidade de ver um motor com vira desgastado, nao vai sair uma fumacinha no escap, mas nao vai ter pressao alguma no sistema de oleo, simplesmente por essa folga "extra" o oleo escoa sem a oportunidade de subir pressao, acaba sendo o mesmo caso qnd se usa oleo abaixo do minimo recomendado, o oleo escoa com mais facilidade nas folgas, e pressao sera menor no sistema
qnt a puxar o liquido, o mais fino vc puxa mais facil, mas a bomba nao bombeia tao mais facil
a bomba trabalha com engrenagens, tem folgas, qnt mais fino, menos ela vai bombear, e mais se perdera entre as engrenagens, bombeando menos, temos menos vazao, com menos vazao, a pressao é menor, é uma verdadeira bola de neve....

nunca vai se chegar num acordo sobre usar mais fino mais grosso.....
o certo é ficar num valor mediano entre o indicado no manual, q ja achei absurdo tamanha variacao na indicacao da GM pro seu carro.....25W60 ja temos um oleo pra alta KM olha q maravilha...pra quem gosta ja comeca usar esse desde 0km
o problema dos oleos ja comecao ao trocar, ja se contamina com restos do outro, ja vai contaminar na partida com combustivel, o resultado da contaminacao é deixar de lubrificar, vc olha e nao ve nada de anormal com o oleo, mas as suas propriedades ja estao sendo perdidas ali na primeira virada do motor, e nao tem o q se fazer pra evitar isso....
so completando, no meu carro tem o manometro de pressao do oleo pra ver como a viscosidade vai mudando e o problema de perder pressao é serio....
qnd ligo o carro, em lenta na fase de aquecimento o ponteiro fica la pelos 6~7 bar de pressao, ok....se eu rodar uns 20km em velocidade moderada, sem usar a turbina e tal, ja em temperatura correta de trabalho com ventoinha ligando e tudo, fica la pelos 1,5 de pressao....agora se eu der uma segurada com a turbina cheia uns 3km q seja, a lenta ja fica em 1~1,2 de pressao do oleo....
isso o mesmo oleo la dentro somente na variacao da viscosidade entre quente e frio, entre o oleo estar "grosso" e "fino"
se achar q com 1bar em lenta ta pouco, pode se pensar num oleo mais grosso, mas e ai, como vai ser a lubrificacao? ou o desgaste espera o motor eskentar pra afinar e ir lubrificar as folgas centesimais do motor?
se tiver oportunidade de ver um motor com vira desgastado, nao vai sair uma fumacinha no escap, mas nao vai ter pressao alguma no sistema de oleo, simplesmente por essa folga "extra" o oleo escoa sem a oportunidade de subir pressao, acaba sendo o mesmo caso qnd se usa oleo abaixo do minimo recomendado, o oleo escoa com mais facilidade nas folgas, e pressao sera menor no sistema
Rua não é disputa, é convivência.
-