[TUTORIAL] - Instalação de Computador de Bordo MID em Corsa

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nvcmontana
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Mensagem por nvcmontana »

Preciso saber quais os pinos da ecm (multec H 32+32) que pego:
-sinal RPM(MID 6)
-sinal de consumo(MID 27)
-sensor temperatura motor(MID 31)
A ecm do tutorial é diferente, a minha é uma Montana Sport 2004 1.8 com BCM, ABS.
Se alguem souber pode me enviar e-mail (nvdacosta@hotmail.com) ou responder aqui.
Grato pela valiosa ajuda.
Lucas3007
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Mensagem por Lucas3007 »

Aonde compro um Computador de Bordo MID, pois so acho o TID e nao p MID ...
Paulinho
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Mensagem por Paulinho »

Lucas3007 escreveu:Aonde compro um Computador de Bordo MID, pois so acho o TID e nao p MID ...
mercado livre, desmanches, se cadasta no vecra clube/astra club sempre aparece alguem vendendo
Paulinho
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avelinovln
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Mensagem por avelinovln »

vavasound escreveu:
CyberTX escreveu:Só uma pequena curiosidade...
Para corsa 97 não funciona ne?
Quando o carro tem injeção eletrônica, teoricamente sim! Basta saber se a ECM do seu carro manda o Sinal de consumo (que eu acredito que sim!)

Certo??
Esse teoricamente, quer dizer que é bem provavel ou que nem valha a pena??

tenho um corsa hatch 96 injeção eletronica e fiquei maravilhado com esta POSSIBILIDADE hehehe
nandoflsf
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Mensagem por nandoflsf »

Senhores, Alguém sabe onde eu tiro o sinal de consumo na ECU no corsa B? Sistema de injeção Multec - Se souber qual fio e o pino, acho que vai dar para instalar nos corsas B - POis eu sei onde estão todos os sinais, mas só falta o sinal de consumo.
F J R
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Mensagem por F J R »

nandoflsf escreveu:Senhores, Alguém sabe onde eu tiro o sinal de consumo na ECU no corsa B? Sistema de injeção Multec - Se souber qual fio e o pino, acho que vai dar para instalar nos corsas B - POis eu sei onde estão todos os sinais, mas só falta o sinal de consumo.
poderia compartilhar com a gente onde estao os outros sinais????
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Eduardo Lirani
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Mensagem por Eduardo Lirani »

O sinal de consumo é a parte mais complicada da instalação, este não é um fio indicado no sistema elétrico do carro.

Estou com um projeto de instalação de MID no meu Classic, os demais sinais podem ser retirados do painel do carro e para quem tem TID já está com grande parte das funções puxadas.

Ainda não encontrei o fio de consumo, o certo é buscar o esquema eletrico da central ECM junto ao fabricante, no caso do Classic, Delphi. Caso eu encontre o sinal te aviso sobre qual é a pinagem correta para o sinal de consumo.

Abraços,
nandoflsf
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Mensagem por nandoflsf »

Eduardo Lirani escreveu:O sinal de consumo é a parte mais complicada da instalação, este não é um fio indicado no sistema elétrico do carro.

Estou com um projeto de instalação de MID no meu Classic, os demais sinais podem ser retirados do painel do carro e para quem tem TID já está com grande parte das funções puxadas.

Ainda não encontrei o fio de consumo, o certo é buscar o esquema eletrico da central ECM junto ao fabricante, no caso do Classic, Delphi. Caso eu encontre o sinal te aviso sobre qual é a pinagem correta para o sinal de consumo.

Abraços,
Se encontrar o sinal de consumo, bingo! O MID vai funcionar completamente. Ficará faltando, somente, a calibração. Quanto aos fios, como disse o Eduardo, tem todos no chicote original para quem tem o TID. Mas, se não tiver tem no painel do carro. Estou analisando o fórum para a instalação do MID para o Classic 2003 <- Não sei se os "Pinos" serão os mesmos. Vamos postar as soluções. Se tiver o sinal de RPM, eu arrisco instalar um MID no meu e fazer um tutorial.
victor carvalho
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[DÚVIDA] - Re: [TUTORIAL] - Instalação de Computador de Bord

Mensagem por victor carvalho »

Vavasound boa tarde,


Onde consigo comprar esse computador de bordo MID ????


vavasound escreveu:Bom, eu sei que eu demorei mas... agora eu vou finalmente publicar ele!
Vou lançar aqui uma dica: Como instalar o MID (Computador de Bordo) no Corsa Novo (2002 em diante)

O computador de bordo (MID – Multiple Information Display) mostra as seguintes informações:
1* - Hora
2* – Data
3* – Nome da Música e estação do rádio
4* – Temperatura exterior ( sendo 1, 2, 3 e 4 mostradas pelo TID – Triple Information Display original)
5 – Consumo médio
6 – Consumo instantâneo
7 – Consumo absoluto
8 - Autonomia
9 – Velocidade média
10 – Distância Percorrida
11 – Cronômetro (ele começa a marcar o tempo desde quando o MID é zerado)
12 – Temperatura do motor
13– Luzes de freio
14 – Pastilhas de freio
15 – Nível de óleo do motor
16 – Nível do fluído de refrigeração (água do radiador
17 – Nível da água do limpador do pára-brisa.
18 - Fusíveis do circuito de iluminação das luzes de freio.
19 – Iluminação


Esses são os MIDs mais comuns, mas tem alguns da Opel que tem capacidade de carga do Alternador e Temperatura do Ar Condicionado Digital

O carro possui todas as informações necessárias para que o MID funcione a 100%, o MID funciona como um pequeno programa de calculo que lê valores, faz os cálculos e apresenta os valores, estas informações estão no painel de instrumentos, unidade de comando, e na ficha já existente do display das Horas, Temperatura e Data/Informações do rádio (ou TID como eu mencionei acima)

Primeiramente vou apresentar o esquema do meu carro: Corsa Sedan Premium 1.8L com Ar, DH, ABS e Airbag duplo. Ele possui um módulo de carroceria conhecida como BCM (Body Control Module)

Esquema da Pinagem:



ATENÇÃO: Os pinos com * são informações que já estão na ficha do TID do painel!
Vou fazer da Seguinte forma:
(Todas as Merivas TEM BCM)
Pino MID ~ Cor do Fio MID ~ Descrição ~ Cor do Fio - Conexão Corsa com BCM
1* ~ Marron ~ Massa Linha 31 ~ Marrom - Pino 6 TID
2* ~ Aul/branco ~ Massa Sensor Temp. Externa ~ Azul/Branco - Pino 5 TID
3* ~ Azul ~ Sensor Temp. Externa ~ Azul - Pino 7 TID
4* ~ Preto ~ Ignição (+ pós chave) linha 15 ~ Preto - Pino 1 TID
5* ~ Vermelho ~ Positivo linha 30 ~ Vermelho - Pino 3 TID
6 ~ Verde ~ Sinal de RPM ~ Ligar na ECM Pino - K46
7* ~ Cinza/Amarelo ~ Iluminação do Mid ~ Cinza/Preto - Pino 4 TID
8* ~ Vermelho/Branco ~ Radio - Antena ~ Vermelho/Cinza - Pino 2 TID
9* ~ Marrom/Vermelho ~ Radio - Relogio ~ Verde - Pino 10 TID
10* ~ Marrom/Cinza ~ Radio - Master ~ Marrom/Cinza - Pino 12 TID
11* ~ Marrom/Preto ~ Radio - Dados ~ Branco - Pino 11 TID
12* ~ Azul/Vermelho ~ Sinal de Velocidade ~ Azul/Vermelho - Pino 9 TID
13* ~ Marrom/Verde ~ Sensor de Oleo Carter ~ Marrom - Pino 6 TID
14* ~ Marrom/Branco ~ Sinal Diagnostico K ~ Marrom/Verde - Pino 8 TID
15 ~ Preto/Amarelo ~ Interruptor do Freio ~ Preto/Amarelo - Interruptor Pedal do Freio
16 ~ Preto Fusível do Freio ~ Preto - Interruptor do Pedal de Freio
17 ~ Branco/Verde ~ Sensor Running Light/Rear Light ~ Marrom - Pino 6 TID
18 ~ Preto/Amarelo ~ Sensor Luz de freio ~ Isolar
19 ~ Amarelo/Vermelho ~ Sensor das Pastilhas de Freio ~ Marrom - Pino 6 TID
20 ~ Marrom/Azul ~ Sensor de Água do Radiador ~ Marrom - Pino 6 TID
21 ~ se houver ~ Falha de Transm. Automática ~ Marrom - Pino 6 TID
22 ~ Marrom/Amarelo ~ Sensor de Água do Limpador de parabrisa ~ Marrom - Pino 6 TID
23 ~ Marrom/Branco ~ Botão de Reset- chave do limpador ~ Branco - Chave do limpador
24 ~ Marrom/Vermelho ~ Botão de Select - chave do limpador ~ Vermelho - Chave do limpador
25 ~ - - -
26 ~ Azul/Preto ~ Marcador de Combustível ~ Azul/Preto – Abaixo do banco traseiro
27 ~ Preto/Marrom ~ Sinal de Consumo (ECM) ~ Ligar na ECM Pino - K47
28 ~ - - -
29 ~ se houver ~ A/C digital (quando houver) ~ Isolar
30 ~ se houver ~ A/C digital (quando houver) ~ Isolar
31 ~ Azul ~ Sensor de Temperatura do Motor ~ Azul - Pino M3 da ECM
32 ~ se houver ~ Monitor do Alternador (quando houver) ~ Isolar

Corsas sem BCM (dá para adaptar em classic, mas ai eu não tenho o esquema elétrico dele, mas as cores dos fios e posições serão praticamente as mesmas. Só vai mudar pq o classic não tem TID mais. Mas da pra habilitar sim sem problemas!)
Pino MID ~ Cor do Fio MID ~ Descrição ~ Cor do Fio - Conexão Corsa com BCM
1* ~ Marron ~ Massa Linha 31 ~ Marrom - Pino 6 TID
2* ~ Aul/branco ~ Massa Sensor Temp. Externa ~ Azul/Branco - Pino 5 TID
3* ~ Azul ~ Sensor Temp. Externa ~ Azul - Pino 7 TID
4* ~ Preto ~ Ignição (+ pós chave) linha 15 ~ Preto - Pino 1 TID
5* ~ Vermelho ~ Positivo linha 30 ~ Vermelho - Pino 3 TID
6 ~ Verde ~ Sinal de RPM ~ Verde - Pino 31 do Painel de Instrumentos
7* ~ Cinza/Amarelo ~ Iluminação do Mid ~ Cinza/Preto - Pino 4 TID
8* ~ Vermelho/Branco ~ Radio - Antena ~ Vermelho/Cinza - Pino 2 TID
9* ~ Marrom/Vermelho ~ Radio - Relogio ~ Verde - Pino 10 TID
10* ~ Marrom/Cinza ~ Radio - Master ~ Marrom/Cinza - Pino 12 TID
11* ~ Marrom/Preto ~ Radio - Dados ~ Branco - Pino 11 TID
12* ~ Azul/Vermelho ~ Sinal de Velocidade ~ Azul/Vermelho - Pino 9 TID
13* ~ Marrom/Verde ~ Sensor de Oleo Carter ~ Marrom - Pino 6 TID
14* ~ Marrom/Branco ~ Sinal Diagnostico K ~ Marrom/Verde - Pino 8 TID
15 ~ Preto/Amarelo ~ Interruptor do Freio ~ Preto/Amarelo - Interruptor Pedal do Freio
16 ~ Preto Fusível do Freio ~ Preto - Interruptor do Pedal de Freio
17 ~ Branco/Verde ~ Sensor Running Light/Rear Light ~ Marrom - Pino 6 TID
18 ~ Preto/Amarelo ~ Sensor Luz de freio ~ Isolar
19 ~ Amarelo/Vermelho ~ Sensor das Pastilhas de Freio ~ Marrom - Pino 6 TID
20 ~ Marrom/Azul ~ Sensor de Água do Radiador ~ Marrom - Pino 6 TID
21 ~ se houver ~ Falha de Transm. Automática ~ Marrom - Pino 6 TID
22 ~ Marrom/Amarelo ~ Sensor de Água do Limpador de parabrisa ~ Marrom - Pino 6 TID
23 ~ Marrom/Branco ~ Botão de Reset- chave do limpador ~ Branco - Chave do limpador
24 ~ Marrom/Vermelho ~ Botão de Select - chave do limpador ~ Vermelho - Chave do limpador
25 ~ - - -
26 ~ Azul/Preto ~ Marcador de Combustível ~ Azul/Preto - Pino 20 Painel de Instrumentos
27 ~ Preto/Marrom ~ Sinal de Consumo (ECM) ~ Ligar na ECM Pino - K47 (K24 para classic)
28 ~ - - -
29 ~ se houver ~ A/C digital (quando houver) ~ Isolar
30 ~ se houver ~ A/C digital (quando houver) ~ Isolar
31 ~ Azul ~ Sensor de Temperatura do Motor ~ Azul - Pino 19 do Painel de Instrumentos
32 ~ se houver ~ Monitor do Alternador (quando houver) ~ Isolar

Dicas:

Caso quem for instalar não queira comprar a alavanca do limpador do parabrisa(do Astra Hatch para Corsa Hatch e Meriva, e do Vectra ou Astra Sedan para Corsa Sedan e Montana, temos uma opção de comprar 2 botões NA (Normalmente aberto) de toque para alternar as funções e para dar um Reset nos dados de Autonomia. Basta ligar aos fios respectivos do mid os botões e o outro polo do botão ligar a massa.


Configuração:

A configuração terá que ser feita numa agência da Chevrolet através do Tech2.
Assim que eu conseguir fazer a melhor calibração para o MID eu posto aqui qual é a configuração que tem que ser feita! Ok??


Até em breve!
Eduardo Lirani
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Re: [DÚVIDA] - Re: [TUTORIAL] - Instalação de Computador de

Mensagem por Eduardo Lirani »

victor carvalho escreveu:Vavasound boa tarde,


Onde consigo comprar esse computador de bordo MID ????
Amigo,

Da pra encontrar em desmanches, lojas de velocimentro e no ML.

Abraços,
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