PedroH. escreveu:Corsa Sedan 1.6 At -
Atualmente -
4,5km/l cidade.
14km/l estrada.
Diferença brutal ..

Li seu outro tópico mas o assunto fica por aqui mesmo. Logo devem bloquear lá.
Devido a quantidade de informações e detalhes e ao consumo na estrada acredito que o problema seja o câmbio automático. Opinião pessoal, deixo bem claro. Já tivemos carros automáticos na família e realmente é absurdo o que o pé do motorista pode fazer. Demorou mas aqui todos pegaram a manha.
O problema é que tem que ter pé de cinderela, leve mesmo, e ainda cuidar pra não deixar a marcha "errada" pra velocidade. Explico. Dependendo do fluxo o cambio segura a rotação mais alta, pouca velocidade pra trocar para a próxima. E em rotação alta bebe muito (alta me refiro 3000~3500). Coisa que no câmbio manual troca-se a marcha, baixa isso pra 2000 e pronto, de certa forma em baixa velocidade podemos obrigar o motor a ficar em baixas rotações.
Em termos práticos. O carro era mais potente, mas serve de exemplo. A velocidade da rua era 60 km/h. Se no nosso caso tentássemos manter 60 km/h a rotação ficava mais alta. E o carro não trocava pra próxima que seria só perto de 7x km/h ou se afundasse o pé obrigando a redução. Moral. Se queríamos um consumo aceitável precisávamos rodar a no máximo 50 km/h.
Entende a relação? Tem que ver como seu câmbio se comporta de acordo com seu itinerário e as médias de velocidade que você pratica.
Pra referência. Meu pai pegou o jeito mais rápido, até porque andava mais com o carro, fazia 8 km/l. Mas no início ele fez só 3,5 km/l, foi desesperador. Eu de cara conseguia uns 5, Alguns meses depois e mais prática bati os 8 também. Meu irmão conseguiu 9 km/l, saiu de 5 km/l como eu. Tudo com paciência e sem a agilidade do câmbio manual, mas sem se arrastar também.
As médias sempre de tanque cheio a tanque cheio. O único jeito de ter relativa precisão.
Ainda, se você faz percursos muito curtos, não sei se é o caso, só comento sempre. O motor não tem tempo de aquecer direito e frio ele consome mais. Normalmente carros que rodam menos de 4 ou 5 km de um lado pra outro tem médias piores.