Bom dia pessoal!
Eu tenho um Celta 2003 1.0 VHC Gasolina, estou perguntando neste grupo, pois a motorização é a mesma do Corsa. E imagino que aqui irei encontrar a solução!
Bom, seguinte... Eu fiz uma viagem recentemente de 100 km, o carro se comportou perfeitamente durante a viagem, não fui devagar com ele, como de costume, mas acredito que isso não seja o problema, assim que eu cheguei no primeiro semáforo da cidade, eu fui arrancar com o carro, e ele apagou, achei estranho, pois digamos que eu não dei motivos pra ele apagar, então eu fui ligar ele novamente, e apenas girava, e nada de ligar, de inicio até pensei que tivesse arrebentado a correia dentada, mas felizmente, não. Fui tentando fazer ele pegar, até que foi, parei nos próximos semáforos, e a mesma coisa... Consegui chegar ao meu destino, deixei o carro parado por umas 2 horas, voltei, e tentei pegar, fiquei horas girando o motor, e nada, até que eu entendi que quando eu pisava no fundo do acelerador, ele pegava, porém ele fica bem quadrado quando liga, parecendo um Chevette a álcool, também fica acelerando sozinho, não sempre, mas as vezes quando eu piso, ele continua acelerando, e meio que trava naquela rotação, as vezes oscila, e depois de um tempo, ele ajusta, e mantem a lenta, porém na hora de sair, tem que sair com o giro lá em cima, se for sair na lenta, ele apaga. Resumindo, eu consegui voltar de viagem, na rodovia ele se comportou como se estivesse zero, não apresentou defeito nenhum, foi só eu chegar na porta de casa, quando eu parei o carro, apagou, e a mesma função pra ligar, só liga com o pé no fundo, e liga todo quadrado. Outro detalhe, eu gastei quase meio tanque para voltar, 100 quilômetros.
Sintomas:
- Gastando muito combustível;
- Cheiro muito forte de combustível (de arder os olhos);
- Só liga se estiver com o pé no fundo do acelerador;
- Se for arrancar com ele, também o pé precisa estar no fundo;
- Quando liga, liga todo quadrado, depois de um tempo alinha;
- Não importa se está quente, ou frio, os sintomas são o mesmo.
Tudo citado acima, só acontece na cidade, em rodovia ele funciona perfeitamente.
O que eu já fiz:
- Limpeza de TBI (completa);
- Limpeza de Sonda Lambda (apesar de ela parecer bem velha);
- Limpeza de bicos (alguns meses atrás, antes do ocorrido);
- Limpeza do sensor MAP.
Peças novas:
- Cabos de velas;
- Velas;
- Atuador de marcha lenta;
- Filtro de ar.
Outro detalhe, o carro passou de 101ºc (temperatura em que ele normalmente liga a ventoinha), e não ligou a ventoinha, chegou até 112ºc sem ligar. Isso talvez seja devido a tampa do meu reservatório estar com um leve trincado, mas ele parou de ligar a ventoinha, depois desse problema aí, então só uma informação a mais, caso tenha ligação.
O que eu fiz antes do ocorrido:
- Abasteci em um posto que eu não costumo abastecer (gasolina aditivada);
O que eu pretendo fazer ainda:
- Dar uma atenção na bomba de combustível, por mais que ela esteja injetando quando gira a chave, e por mais que o carro funcione normalmente na rodovia, sem perder força;
- Trocar a Sonda Lambda, por ela estar velha, e pq meu carro já tem histórico de consumir combustível um pouco além do normal;
- Resetar o módulo da injeção.
É isso pessoal, desculpem o texto, mas eu tentei ser o mais claro possível, para assim facilitar a interpretação. Agradeço desde já!
[DÚVIDA] - CARRO SÓ LIGA COM O PÉ NO FUNDO DO ACELERADOR
-
- :: Moderador ::
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
o comportamento é de motor afogado, diria q pode ser algum bico c problema, nao sei se este ano o celta tem flauta c dosador la no coletor, pode ser membrana no regulador rasgada
ai de qq forma tem q abrir a borboleta pra entrar mais ar, ficando compatível c o qnt de combustível esta indo pras câmaras....na estrada o regime é alto, pede combustível, esse excesso da baixa nao sobra em alta
ai de qq forma tem q abrir a borboleta pra entrar mais ar, ficando compatível c o qnt de combustível esta indo pras câmaras....na estrada o regime é alto, pede combustível, esse excesso da baixa nao sobra em alta
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
-
- :: Wind ::
- Ano de fabricação: 2003
Exatamente, hoje eu resetei o módulo, e não mudou nada, aí então eu parei para analisar com mais cautela o comportamento do carro, e comecei a reparar que realmente o que parece é isso, assim como você afirmou também, é como se tivesse um bico travado aberto, algo do tipo, ele tá bem afogado… Vou dar uma verificada nessa parte.SemControle escreveu: Quarta-feira 13 2024f Novembro 2024 09:05:33 PM o comportamento é de motor afogado, diria q pode ser algum bico c problema, nao sei se este ano o celta tem flauta c dosador la no coletor, pode ser membrana no regulador rasgada
-
Fiz esse teste dos bicos hoje cedo, não tenho muito conhecimento nessa parte de bico, mas isso parece não estar certo. Porém agora veio a dúvida, será que é problema nos bicos, ou o módulo da injeção que tá mandando a informação errada pra eles?!
-
- :: Moderador ::
- Ano de fabricação: N/I
normalmente pulveriza, parece sair um jato ai....
mas isso tem q ser feito na maquina, la testa a vazão, estanqueidade, passa no ultrassom qq coisa, volta a testar....
mas isso tem q ser feito na maquina, la testa a vazão, estanqueidade, passa no ultrassom qq coisa, volta a testar....
Rua não é disputa, é convivência.
-
Estou voltando aqui para dizer como solucionei o problema, pois caso alguém passe por isso, ou tenha sintomas parecido, já fica a dica de como resolver, ou pelo menos saber o que revisar.
Fui em alguns mecânicos, falaram até que o carro estava fora de ponto, problema no cabeçote, entre outros problemas... Não julgo eles, pois existem problemas diferentes, mas com sintomas parecidos, ou até mesmo iguais. Eu também desconfiava de bastante possibilidades, inclusive problemas no módulo da injeção.
Primeiro de tudo, eu resolvi corrigir a questão de que meu carro estava esquentando e não desligando a ventoinha, a suspeita era pq ele estava com o reservatório de água levemente rachado, e por isso não estava acionando a ventoinha. Então seguindo com essa teoria, eu troquei o reservatório e não resolveu o problema, fiz o teste, mantive o carro ligado por uns 15 minutos e a temperatura excedeu os 100 graus e não ligou a ventoinha, aí então eu já percebi que o problema de não ligar a ventoinha poderia esta associado com o problema de ignição (até pq ambos problemas começaram juntos), e não tinha nada a ver com o rachado no reservatório.
(Isso tudo com o carro ainda falhando e todo instável, ligando só com o pé no fundo, pipocando, cheirando gasolina, saindo fumaça, e com a aceleração toda irregular igual um chevette a álcool no frio).
No dia seguinte, me deu um estalo e eu fui ligar o carro para testar, só para ver o que ia dar, e adivinha? Ele ligou todo errado ainda, porém a ventoinha ligou com ele frio ainda, aí foi que eu associei que o problema deveria estar no sensor de temperatura, comprei um sensor de temperatura novo, ligou redondinho. O cheiro forte de gasolina permaneceu um tempo, mas como eu imaginei que iria acontecer, pois a injeção ainda estava meio biruta, e o sensor de temperatura ruim estava causando isso tudo na injeção, deixando ela sem entender o que estava acontecendo, e injetando gasolina de balde.
PS: Nesse meio tempo eu troquei a sonda lambda, pois no meu ver ela era uma forte candidata de estar causando isso tudo, não resolveu. Porém no meu caso, acredito que não tenha sido uma troca em vão, pois ela já estava bem velha, e meu carro era um pouco beberrão, acredito que uma sonda nova melhore isso nele também, coisa que eu já queria trocar antes de tudo isso.
Resumo da história, o problema foi resolvido com R$ 60,00.
Nunca deixem de conferir tudo, até mesmo as peças que não pareçam influenciar no problema, quando se trata de sensor e módulo de injeção, tudo é possível!
Espero ajudar alguém, e agradeço a quem tentou ajudar!
Fui em alguns mecânicos, falaram até que o carro estava fora de ponto, problema no cabeçote, entre outros problemas... Não julgo eles, pois existem problemas diferentes, mas com sintomas parecidos, ou até mesmo iguais. Eu também desconfiava de bastante possibilidades, inclusive problemas no módulo da injeção.
Primeiro de tudo, eu resolvi corrigir a questão de que meu carro estava esquentando e não desligando a ventoinha, a suspeita era pq ele estava com o reservatório de água levemente rachado, e por isso não estava acionando a ventoinha. Então seguindo com essa teoria, eu troquei o reservatório e não resolveu o problema, fiz o teste, mantive o carro ligado por uns 15 minutos e a temperatura excedeu os 100 graus e não ligou a ventoinha, aí então eu já percebi que o problema de não ligar a ventoinha poderia esta associado com o problema de ignição (até pq ambos problemas começaram juntos), e não tinha nada a ver com o rachado no reservatório.
(Isso tudo com o carro ainda falhando e todo instável, ligando só com o pé no fundo, pipocando, cheirando gasolina, saindo fumaça, e com a aceleração toda irregular igual um chevette a álcool no frio).
No dia seguinte, me deu um estalo e eu fui ligar o carro para testar, só para ver o que ia dar, e adivinha? Ele ligou todo errado ainda, porém a ventoinha ligou com ele frio ainda, aí foi que eu associei que o problema deveria estar no sensor de temperatura, comprei um sensor de temperatura novo, ligou redondinho. O cheiro forte de gasolina permaneceu um tempo, mas como eu imaginei que iria acontecer, pois a injeção ainda estava meio biruta, e o sensor de temperatura ruim estava causando isso tudo na injeção, deixando ela sem entender o que estava acontecendo, e injetando gasolina de balde.
PS: Nesse meio tempo eu troquei a sonda lambda, pois no meu ver ela era uma forte candidata de estar causando isso tudo, não resolveu. Porém no meu caso, acredito que não tenha sido uma troca em vão, pois ela já estava bem velha, e meu carro era um pouco beberrão, acredito que uma sonda nova melhore isso nele também, coisa que eu já queria trocar antes de tudo isso.
Resumo da história, o problema foi resolvido com R$ 60,00.
Nunca deixem de conferir tudo, até mesmo as peças que não pareçam influenciar no problema, quando se trata de sensor e módulo de injeção, tudo é possível!
Espero ajudar alguém, e agradeço a quem tentou ajudar!

-