Pessoal,
Assim como eu e muitos outros, estamos reparando que este é um assunto que nao quer se calar: "A diferença da suspensao do corsa novo 1.0 e 1.8"
Ai, seguindo a sugestão do nosso amigo Valter, criei este topico para discutirmos sobre o assunto.
Bom, vou comecar com a experiencia que tive:
Tem 1 semana que baixei de leve meu hatch... troquei apenas as molas, comprei as molas de um amigo aqui do clube, e suas molas sao para o corsa 1.8 e eu instalei no meu 1.0, nao posso reclamar de nada ate o momento ficou muito bom mesmo ai aproveitei a oportunidade para comparar as molas e descobri q as molas do 1.8 sao mais grossas do q a do 1.0, provavelmente para ter mais resistencia e talvez sustentar um peso maior do carro (minha intuição apenas)
Ja me disseram tbem q é uma boa usar as molas do 1.8 pois elas seriam mais resistentes.
nao cheguei a comparar quanto as alturas do carro mas nao sei se, pelo fato do meu carro ser 1.0 com molas de 1.8 isso faria com q ele baixasse menos... maaas a altura q esta pra min de momento está otima acho q ate deve passar despercebido em blits.
Bom.... o campo esta aberto! agora só comecar o debate heheheh
OBS.: Um outro topico muitissimo interessante é o que fala sobre as molas cangoorun no corsa novo, quem quiser ver, é soh acessar: http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=32259 pois o mesmo virou um belissimo topico!
Abracao galera!
Valeu Valtao pela dica!
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Rafael (Pombo)
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Chaka...
Hoje eu tbm abaxei um pouco o meu (
). Mais percebi que ele ficou mais baixo do que eu imaginava. (
) Mesmo assim ficou otimo. (
)
Como existe diversas marcas no mercado e diferente motorizações para nossos carros, pra poderemos comparar esse tipo de assunto que esta sendo proposto teriamos que pegar, por exemplo, dois Corsa Hatch Novo 1.0, com molas da mesma marca, só que um como molas pra 1.0 e o outro pra 1.8. E ver na pratica o real nivel de conforto e altura que fiou.
Podemos organizar um tipo de "blitz" nos encontros e ver o que dá. Afinal o que esta em jogo é nada mais nada menos que nossas crianças - e o bolso de cada um.
Essa é minha opnião.
p.s.: mais tarde posto as fotos de como ficou o meu. (
)
Hoje eu tbm abaxei um pouco o meu (





Como existe diversas marcas no mercado e diferente motorizações para nossos carros, pra poderemos comparar esse tipo de assunto que esta sendo proposto teriamos que pegar, por exemplo, dois Corsa Hatch Novo 1.0, com molas da mesma marca, só que um como molas pra 1.0 e o outro pra 1.8. E ver na pratica o real nivel de conforto e altura que fiou.
Podemos organizar um tipo de "blitz" nos encontros e ver o que dá. Afinal o que esta em jogo é nada mais nada menos que nossas crianças - e o bolso de cada um.
Essa é minha opnião.
p.s.: mais tarde posto as fotos de como ficou o meu. (

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Chaka, talvez o seu ficou bom pq tem o AR e DH ... então na teoria o peso seria quase o mesmo.....
Agora um carro 1.0 basico com mola de 1.8 a frente ficaria mais alta e o carro mais duro já que a mola é mais reforçada e rigida......
Isso é na teoriaaaa.... só precisaria confirmar na pratica.....
Quando troquei toda suspensão do sedan, o mecanico disse que a unica diferença etre 1.0 e 1.8 é a mola.. até o amortecedor é o mesmo.....
Agora um carro 1.0 basico com mola de 1.8 a frente ficaria mais alta e o carro mais duro já que a mola é mais reforçada e rigida......
Isso é na teoriaaaa.... só precisaria confirmar na pratica.....
Quando troquei toda suspensão do sedan, o mecanico disse que a unica diferença etre 1.0 e 1.8 é a mola.. até o amortecedor é o mesmo.....
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Os carros com motorização maior geralmente tem molas mais grossas para poder sustentar o maior peso do motor, e sobretudo para poder ter um melhor comportamento dinânico em curvas.
Meu Corsa utiliza molas de vectra na dianteira. Posso usar menos voltas de mola e o carro não fica pulando.
Na traseira uso as molas dianteiras do corsa. Receita passada pelo dono da Atrito Suspensões.
Não acreditaria que podia ficar tão bom, mas a verdade é que meu carro não pula de traseira, e olha q estou com os amortecedores precisando recondicionar pois perderam a pressão.
Acho válido usar as molas do 1.8 para baixar o carro.
Alguem poderia me confirmar, mas parece que as molas do astra tambem pegam no Corsa C ou ao contrário. Caso pegue, poderia usar que ficaria legal tambem.
Abraços!
Meu Corsa utiliza molas de vectra na dianteira. Posso usar menos voltas de mola e o carro não fica pulando.
Na traseira uso as molas dianteiras do corsa. Receita passada pelo dono da Atrito Suspensões.
Não acreditaria que podia ficar tão bom, mas a verdade é que meu carro não pula de traseira, e olha q estou com os amortecedores precisando recondicionar pois perderam a pressão.
Acho válido usar as molas do 1.8 para baixar o carro.
Alguem poderia me confirmar, mas parece que as molas do astra tambem pegam no Corsa C ou ao contrário. Caso pegue, poderia usar que ficaria legal tambem.
Abraços!
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Tópico das atualizações
http://corsaclube.com.br/forum/viewtopi ... highlight=
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Chaka,
Essas molas que vc colocou no seu corsa 1.0 são RETRABALHADAS ou ORIGINAIS do corsa 1.8?
Rodrigo_brancaglion,
Colocou as Cangoo?
Essas molas que vc colocou no seu corsa 1.0 são RETRABALHADAS ou ORIGINAIS do corsa 1.8?
Rodrigo_brancaglion,
Colocou as Cangoo?
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Fala caiao... entao o meu ta com molas originais de 1.8 soh q elas estao encolhidas numa altura semelhante as cangoo
Rodrigao:
Show de bola hein manu??? qro ver esta caranga baixa!! e o conforto como ficou?? ficou muito perto o pneu da lata? pq suas rodas sao 16 neh??? depois manda uma fotenha pa noiz!! eu tirei umas do meu vou colocar já já no meu topico!
desordeiro:
Entao maninho... o meu carro tem dh mas nao tem ar... mas acho q o q vc falou tem haver sim.... talvez o peso do som tbem tenha ajudado sei lah... nao tenho muito som mas acho q o poko q eu tenho eh meio pesado (na original baixou 1 dedo a traseira)
e acho q pelo fato das molas serem mais grossas acho q o carro esta tendo menos torçao de carroceria, ou seja, ta mais legal nas curvas.
Abracao manus!!!
Rodrigao:
Show de bola hein manu??? qro ver esta caranga baixa!! e o conforto como ficou?? ficou muito perto o pneu da lata? pq suas rodas sao 16 neh??? depois manda uma fotenha pa noiz!! eu tirei umas do meu vou colocar já já no meu topico!
desordeiro:
Entao maninho... o meu carro tem dh mas nao tem ar... mas acho q o q vc falou tem haver sim.... talvez o peso do som tbem tenha ajudado sei lah... nao tenho muito som mas acho q o poko q eu tenho eh meio pesado (na original baixou 1 dedo a traseira)
e acho q pelo fato das molas serem mais grossas acho q o carro esta tendo menos torçao de carroceria, ou seja, ta mais legal nas curvas.
Abracao manus!!!
Rafael (Pombo)
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Chaka, excelente iniciativa, e estaremos sempre irecionando os assunto a tópicos existentes e, até mesmo, fixando-os.
Vc utilizando uma mola que possui maior resistência, melhora as condições em curvas e podem piorar o conforto em superfícies irregulares. Exatamente trabalhando nisso, que são feitas as molas progressivas que buscam as qualidades de uma suspensão esportiva "firme", com o conforto de uma suspensão original!
Acho que vc queria dizer "inclinação lateral" e não torção...Chaka escreveu:... acho q pelo fato das molas serem mais grossas acho q o carro esta tendo menos torçao de carroceria, ou seja, ta mais legal nas curvas...!
Vc utilizando uma mola que possui maior resistência, melhora as condições em curvas e podem piorar o conforto em superfícies irregulares. Exatamente trabalhando nisso, que são feitas as molas progressivas que buscam as qualidades de uma suspensão esportiva "firme", com o conforto de uma suspensão original!
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Para a galera que curte se aprofundar, é coisa simples sem aprofundamento:
F = k.x
F -> força
k -> constante de mola
x -> deslocamento
No caso, o Chaka alterou o "k", assim ele possui a mesma Força peso que era aplicada antes (Peso do carro = massa . aceleração da gravidade), que gera provavelmente, um deslocamento menor. Deslocamento atenuado pelo mesmo amortecedor.
Detalhe que o "k" foi mudado alterando-se o comprimento toal da mola e a espessura das espiras.
[]´s
F = k.x
F -> força
k -> constante de mola
x -> deslocamento
No caso, o Chaka alterou o "k", assim ele possui a mesma Força peso que era aplicada antes (Peso do carro = massa . aceleração da gravidade), que gera provavelmente, um deslocamento menor. Deslocamento atenuado pelo mesmo amortecedor.
Detalhe que o "k" foi mudado alterando-se o comprimento toal da mola e a espessura das espiras.
[]´s
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Lei de Hooke, Valtão?? hehehe
Opa essa aula de engenharia eu assisti!! hehehe
Para completar: No caso das molas PROGRESSIVAS, como o cangoo, a constante K varia de acordo com a carga aplicada.
Perai Constante que não é constante, que VARIA!??! hehehe
Ai esta o segredo Progressivo dessas molas, elas são feitas com materiais especiais que numa situação de grande carga no carro elas ficam mais "duras" e comprimem menos, visando deslocar pouco para manter o carro rigido e não afunda-lo (deslocar muito) igual as originais.
Essas situação de grande carga, pode ser uma curva fechada, uma freada, assim tendo um carro mais "esportivo", com mais estabilidade! e quando se "lota" o carro com 5 pessoas e bagagem o carro não afunda (como disse acima), porem em situações de carga normal, o carro se mantem macio (com a constante K semelhante as originais).
Por Favor me corrijam se estiver algo errado!!
Opa essa aula de engenharia eu assisti!! hehehe
Para completar: No caso das molas PROGRESSIVAS, como o cangoo, a constante K varia de acordo com a carga aplicada.
Perai Constante que não é constante, que VARIA!??! hehehe
Ai esta o segredo Progressivo dessas molas, elas são feitas com materiais especiais que numa situação de grande carga no carro elas ficam mais "duras" e comprimem menos, visando deslocar pouco para manter o carro rigido e não afunda-lo (deslocar muito) igual as originais.
Essas situação de grande carga, pode ser uma curva fechada, uma freada, assim tendo um carro mais "esportivo", com mais estabilidade! e quando se "lota" o carro com 5 pessoas e bagagem o carro não afunda (como disse acima), porem em situações de carga normal, o carro se mantem macio (com a constante K semelhante as originais).
Por Favor me corrijam se estiver algo errado!!
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Para não mudar o assunto do tópico, favor postar duvidas aqui: http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... 9&start=60
No caso do CHAKA, as molas que ele está usando deve ter uma constante maior mesmo, devido ao peso do carro 1.8 ser um pouco maior que o 1.0 (deve ser beeem pouca a dif.) e tambem por terem sido encolhidas. Como esta o comportamento do carro CHAKA: conforto, estabilidade??
No caso do CHAKA, as molas que ele está usando deve ter uma constante maior mesmo, devido ao peso do carro 1.8 ser um pouco maior que o 1.0 (deve ser beeem pouca a dif.) e tambem por terem sido encolhidas. Como esta o comportamento do carro CHAKA: conforto, estabilidade??
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