No meu caso foi um cambio de calibra então a primeira coisa a se atentar são as estrias do eixo piloto, e dai é necessário um disco de embreagem com as estrias corretas pro eixo. Pro cambio do calibra são 24 estrias e dai mandei fazer o disco na displatec (eu já tinha um kit displatec, só mantive o plato).
O próximo passo é comprar os semieixos (com homocinéticas) da caixa mesmo ou de qualquer outro carro desses. Só não pode comprar o semieixo maior do calibra e alguns vectras, q é articulado e dai n tem um lugar no bloco pra prender o suporte do semieixo. Então o semieixo menor montado com as homocinéticas é do mesmo tamanho e o do outro lado é um pouquinho maior e aí precisa de um bom torneiro. O q eu fiz aqui foi o seguinte, medi ambos (o semieixo maior do corsa e vectra montados), com curso e sem curso da homocinetica da caixa de marcha e tirei o necessário na outra ponta do semieixo (q vai na homocinética da roda), foi +- 5cm. O lance de tirar desta ponta é q a mesma é mais grossa, não sendo necessário preencher de solda para fazer as estrias.
Na suspensão precisa de novos cubos (vectra/kadett) pra encaixar na ponta das homocineticas direitin. O q o dono antigo dessa caixa me recomendou era usar o rolamento do passat velho, só q o mesmo é 2mm maior no diametro. Então precisa mandar abrir o buraco da manga do eixo pra encaixar. Dependendo do serviço, vai precisar ou não de travas de rolamento maiores.
Outra coisa mto importante é q o cubo também precisa ser torneado, bem na face de contato entre o cubo e a manga. Eu queria ter tirado fotos de como foi este serviço, mas é bem simples. O q tem q ser feito é dar um passe na borda mais exterior da base daquele cilindro q entra no rolamento. Se isso não for feito, na hora de prensar o cubo vai travar tudo.
Na hora de botar no lugar, o suporte traseiro da caixa não encaixa pq na caixa tem 3 furos pra prender o suporte correto. Use uma serrinha para cortar um pedaço da borda desse furo do meio para q o suporte do corsa encaixe perfeito, usando somente 2 furos, como na caixa original. Outro problema é q a flange q veda a entrada da homocinetica do lado do motor tem uns 6 parafusos, e 1 deles pode pegar ou não no carter, dependendo do tipo do carter. O do meu carro pegou, então eu serrei um pedaçinho da borda dele para abrir espaço. O ideal é botar a caixa no lugar, sem encaixar toda pra ver aonde ta pegando para fazer o ajuste necessário.
Fora isso tb precisa centralizar bem o disco pq no meu caso, devido ao eixo piloto, o encaixe dele ficou bem grande no disco o q impossibilitou o uso de molas. Então o disco n tem jogo nenhum ali dentro e se estiver mal centralizado a caixa não vai encaixar toda. Isso dá um poquinho de trabalho, tirar e botar a caixa no lugar umas 2, 3 vezes é normal hehehe.
Alguns vão perguntar o pq disso... É o seguinte, se for ver o mercado de peças pra cambio, não se acha nada pra corsa. E mesmo se achar é tudo um absurdo de caro ou peças importadas da argentina, como um diferencial. Por aqui é possível mandar fazer todas as engrenagens forjadas e tal, só q por um preço absurdo... vai R$ 5000,00 facilmente nessa brincadeira e mesmo assim n é garantia de um cambio resistente. Então a melhor solução pra segurança, no ponto de vista custo/benefício, pra mim é essa. Sem contar que tb reforça outro ponto importante da transmissão q são as homocinéticas. E na brincadeira ai, dependendo do custo das peças, não se gasta nem R$ 1000,00.
