Bom, recentemente tive que trocar minha bomba de combustível por uma alcool/flex e tinha só idéia de como era, pois nunca tinha feito, nunca ví ninguém fazendo e procurei no fórum e não encontrei nada...

Apesar do processo ser um pouco trabalhoso, o tutorial que resolvi fazer é simples, de fácil entendimento e espero que ajude quem for por a mão na "massa"!
Então vamos ao que interessa:
Vou anexar as fotos de todo processo para download, caso dê errado os links:
http://rapidshare.com/files/398739741/T ... B.zip.html
----------1° Parte----------
1 - Desconecte o conector de energia da bomba e boia.
2 - Desconecte a mangueira de saída de combustível.
3 - Desconecte a mangueira do retorno.
4 - Gire essa trava que segura a tampa ao tanque no sentido anti-horário até sair nos espaçadores. Para travar faça o mesmo processo.

----2° Parte----
Agora com a tampa "livre";
5 - Desconecte a mangueira de saída de combustível.
6 - Desconecte a mangueira do retorno.
7 - Desconecte o conector de energia da bomba.
8 - Desconecte o conector da boia.
Depois de tudo desconectado, você pode tirar aquela borracha de vedação da tampa para limpar ou efetuar a troca. - dica: passe óleo 2T na borda da tampa ou na borracha para colocar denovo, pois a tampa fica muito difícil de encaixar na borracha sem esse macete.

----3° Parte----
Agora com todos terminais e mangueiras desconectadas, é hora de tirar o copo com a bomba.
Agora é só "soltar" as 4 travas (circulos vermelhos) que seguram ela no copo maior dentro do tanque, feito isso é só puxar pra cima...

Detalhe das travas e o receptáculo da bomba solto:

----4° Parte----
Agora com o copo fora do lugar, é hora de tirar o pré-filtro do lugar...
Muito cuidado pra remover o pré-filtro pois ele é bem preso (2 peq. cintas metálicas) e corre-se o risco de quebra da peça. O pré-filtro que veio com a bomba que comprei é de um modelo diferente e não deu pra ser usado... o que acabei fazendo foi limpar o meu antigo e reutiliza-lo.

Detalhes dos filtros e do adaptador que acompanha a bomba. Filtro que veio junto a bomba, a esquerda e o original a direita.

----5° Parte----
Agora com o pré-filtro removido, é hora de retirar a bomba.
Solte as 3 travas da tampa superior do copo, desconecte a mangueira, retire a tampa que segura a bomba e puxe para cima . É bem simples.

----6° Parte----
Feito o processo acima, é só retirar a bomba original, colocar a substituta no lugar, encaixar a tampa novamente e encaixar o pré-filtro novamente. (caso sua bomba já venha com os conectores originais, plug'n'play, caso contrário você terá que cortar o chicote da bomba original e soldar no fio da bomba substituta, o que foi o meu caso.

Detalhes da bomba alcool/flex a esquerda e a Bosh original a direita. Outra coisa: a flex tem a tampa de entrada de combustível de plástico, enquanto a original Bosh é de metal.

-----Finalizando-----
Bom, agora para montar é exatamente o inverso do que foi feito, guardando sempre na cabeça a ordem que foi feita as coisas. Isso é trivial para o sucesso da troca.
Só tomem cuidado para não deixar para colocar a borracha de vedação e a "trava circular" depois que tiver sido tudo conectado. ex conectores, mangueiras etc...
Acho que é isso galera. Eu penei um pouco pra fazer isso mas porque foi a primeira vez que fiz... mas aconselho a quem não tem muita prática com isso, não fazer, pois qualquer coisa errada pode resultar em uma grande dor de cabeça mais tarde. O tópico eu criei com o entuito de ajudar quem tem vontade e quer fazer... mas é aquele velho ditado: faça por sua conta e risco!!! Boa sorte e cuidado!!
@off: Admin: Se já tiver algum tópico relacionado ou igual ao meu, pode deletar o que você quiser e deixar o que tiver mais conteúdo.