Como muitos já sabem, instalei no meu Classic um excelente acessório visando maior conforto e comodidade ao dirigir, digno de carros top de linha. Trata-se do Espelho Retrovisor Interno Eletrocrômico/Fotocrômico que originalmente equipa veículos da GM como Astra, Vectra e Zafira.
A seguir, tentarei demonstrar passo a passo a instalação deste maravilhoso acessório.
Equipamentos necessários:
- Jogo de chave Torx
- Alicate de corte (para cortar e descascar fios)
- Fita isolante
- Chave philips e chave de fenda
- Lanterna
- Tesoura afiada
- Papel contact preto
- Régua, metro ou trena
- Muita paciência
Será necessário desmontar:
- Retrovisor interno
- Plafonier dianteiro (Luz de Cortesia Dianteira ou Luz de Teto Dianteira)
- Coluna A do lado do motorista
- Caixa de Fusíveis
A ligação no Corsa é muito simples, bem menos complicada do que pra instalar ela no Astra.
O espelho possui um chicote cujo "pino fêmea" já é acoplado à peça. Quanto ao "pino macho", é um tanto raro de se encontrar juntamente com a peça.
Quem tiver sorte de encontrar o conjunto completo, não pense muito em preço, pois este "pino macho" é considerado "manga de colete"
Entretanto, o "pino macho" não é indispensável, pois é possível fazer a ligação com pinos do tipo esmagado bem pequenos, é só fazer um bom isolamento e acomodá-los no "pino fêmea" de forma que não tenham como se movimentar.
Para fazer a ligação do espelho, será necessário usar 4 fios no seguinte esquema:
1- Fio Preto: deve ser ligado no pós chave 12v (pode ser no módulo de vidros elétricos ou em qualquer outro que tenha pós chave);
2- Fio Cinza: deve ser ligado ao fio cinza do plafonier dianteiro (luz de cortesia de teto). Este fio é negativo (-) responsável pela iluminação interna. Se o plafonier for o original do carro, é só identificar o fio cinza (negativo) pois só haverão três fios. Para quem estiver usando plafonier do Astra, como eu, continua sendo o fio cinza, entretanto, cuidado pra não confundir com os dois fios do aterramento;
3- Fio Marrom: deve ser ligado em qualquer módulo de aterramento;
4- Fio Branco e Preto: deve ser ligado no acionamento da ré. Este fio é responsável pela iluminação externa. O acionamento da luz de ré pode ser ligado diretamente no chicote que sai da frente do carro passando pela porta do motorista, qualquer eletricista de autos saberá identificá-lo.
IMPORTANTE: As ligações devem ser feitas por pessoas que tenham conhecimento em elétrica de veículos evitando assim que possíveis acidentes decorrentes de instalações mal feitas ocorram no futuro.
Para a colocação do espelho, basta tirar o original puxando-o para cima até que se solte completamente. O espelho eletrocrômico, ao contrário do original, é colocado de baixo para cima, e deverá ser arrastado pelo trilho até que se ouça um "click", neste momento, ele estará travado no seu lugar.
Para evitar que se coloque o espelho da forma errada, basta lembrar que o pino de ligação, já devidamente encaixado na base do espelho, deve ficar do lado esquerdo do carro (lado do motorista).
Vamos às imagens:
1. Colocando o Contact Preto:
Pra que o serviço fique bem feito e com um aspecto agradável aos olhos, é importante fazer esta aplicação para que fique ao menos semelhante com o original do Astra, para tanto, vamos ver como proceder
1.1. Recorte um pedaço de contact preto com aproximadamente 20,0cm

1.2. Coloque as duas coberturas sobre o contact de maneira que a parte de baixo fique próxima da estremidade, deixando sobrar uma parte maior em cima


1.3. Feito isso, contorne as coberturas com um lápis, seguindo o seu desenho, deixando 1,0cm de abas, exceto na parte de cima, pois esta parte deverá ser maior para que possa alcançar a extremidade do vidro na hora que for colada


1.4. Com o contact já recortado, será necessário fazer a medição do recorte central, que deverá ter 3,3cm x 2,0cm. Para isso, será necessário colocar o espelho com as coberturas no local e pelo lado de fora colocar o contact sobre o vidro para verificar o local correto do recorte central. Depois de localizado este local, faça uma medição milimétrica partindo das extremidades para que o recorte fique bem centralizado



2. Conhecendo a peça:
2.1. O espelho


2.2. O chicote do espelho e sua posição correta

2.3. A disposição dos fios do chicote (notem que os fios tem a sequência: preto, marrom, cinza e preto e p&b)





2.4. As coberturas do espelho e seu encaixe nas abas










[img]hhttp://i1078.photobucket.com/albums/w481/eduardo_lirani/moderacao/foto2.4.11_zpsrucjc1rb.jpg[/img]





2.5. A peça instalada e funcionando perfeitamente










Amigos, não é complicado. Exige o mínimo de conhecimento em elétrica de autos e um pouco de paciência, mas o resultado compensa. Sei que este não é o melhor dos tutoriais, mas tenho certeza que ajudará aos que querem fazer esta adaptação.
Para aqueles que tem interesse em instalar este acessório e precisar de mais dicas ou detalhes que porventura não tenham sido devidamente esclarecidos neste tópico, estarei à disposição. Abaixo vocês poderão encontrar todos os canais disponíveis para entrar em contato comigo.
Obrigado a todos, um forte abraço e até a próxima.
Ulisses Cassiano Rossi (Proprietário do Black Chevy)

PS: Os mais detalhistas vão perceber que nas últimas fotos está faltando a cobertura do lado direito, a razão para isto é que a concessionária mandou duas do mesmo lado, estou esperando que chegue a correta pra colocar. Quanto a outra que viram nas fotos, eu peguei emprestada do meu Astra... hehe.
editado pela moderação: Eduardo Lirani - 13/04/2016
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