Apesar de o aumento de potência desejado ser pequeno, 20 cv representam 33% da potência original do motor, o que corresponderia a um acréscimo de 45 cv num motor-padrão de 2 litros e 16 válvulas. Para obter tal ganho sem prejudicar o torque, só sobrealimentando o motor -- com um turbo bem-dimensionado, intercooler e 0,4 Kg/cm2 de pressão, por exemplo. Para um aumento de 15 cv pode-se optar por um veneno aspirado leve, com remapeamento de injeção/ignição, um comando com cerca de 10 graus a mais de permanência e 10 mm a mais de levantamento (lift) e coletor de escape dimensionado.
O desempenho estimado para as modificações sugeridas é o seguinte:

As curvas de potência (as mais altas) e de torque estimadas para o Corsa com motor original (em azul), com preparação aspirada (em verde) e com turbo (vermelho)
Potência máxima
Veneno aspirado 75 cv
Turbo a 0,4 kg/cm2 86 cv
Rotação de potência máxima
Veneno aspirado 6700 rpm
Turbo a 0,4 kg/cm2 6000 rpm
Velocidade máxima
Veneno aspirado 160 km/h
Turbo a 0,4 kg/cm2 168 km/h
Rotação à velocidade máxima
Veneno aspirado 5800 rpm
Turbo a 0,4 kg/cm2 6010 rpm
Aceleração de 0 a 100 km/h
Veneno aspirado 13,0 s
Turbo a 0,4 kg/cm2 11,2 s
Torque máximo
Veneno aspirado 9,1 mkgf
Turbo a 0,4 kg/cm2 12,0 mkgf
Rotação de torque máximo
Veneno aspirado 3350 rpm
Turbo a 0,4 kg/cm2 3000 rpm
Encurtamento recomendado na relação de transmissão
Veneno aspirado 13,36 %
Turbo a 0,4 kg/cm2 não é necessário
Aumento recomendado na injeção de combustível
Veneno aspirado -
Turbo a 0,4 kg/cm2 33,3 %
Aceleração longitudinal no interior do veículo
Veneno aspirado 0,48 g
Turbo a 0,4 kg/cm2 0,55 g
A margem de erro é de 5% (para cima ou para baixo), considerando-se instalação bem-feita. Calculamos a aceleração de 0 a 100 km/h e a aceleração longitudinal máxima (sentida no interior do automóvel) a partir da eficiência de transmissão de potência ao solo do carro original. Para atingir os resultados estimados pode ser necessária a recalibragem da suspensão e/ou o emprego de pneus mais largos. Caso o aumento de potência não seja muito grande, pode-se mantê-los originais e contar com resultados pouco piores. A velocidade máxima estimada só será atingida com o ajuste recomendado da relação final de transmissão. Os resultados de velocidade são para velocidade real, sem considerar eventual erro do velocímetro. A rotação à velocidade máxima é calculada considerando a relação atual de transmissão.
Algoritmo de simulação de preparação de motores desenvolvido pelo consultor
Iran Cartaxo, de Brasília, DF.
Como se vê, o desempenho obtido é semelhante ao do Corsa 1,6-litro, pois o motor original já dispõe de potência específica (cv/litro) elevada e o Wind é mais leve que o GL. Pode ser necessário aumentar ligeiramente o volume de injeção na preparação aspirada, mas o medidor de vazão do sistema muitas vezes dá conta do recado. Ainda no aspirado, o torque máximo não diminui (observe nas curvas) mas é transferido para rotação pouco mais alta, pois o comando utilizado não difere muito do original e o remapeamento se encarrega de recuperar um pouco o torque.
Fonte:BCWS