[DÚVIDA] - Qual o grau de vela para motor taxado?
-
- :: Classic ::
- https://www.facebook.com/lodz.meble.kuchenne/
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
[DÚVIDA] - Qual o grau de vela para motor taxado?
Pessoal, bloco 1.6 com cabeçote de 1.8 roletado.
Cabeçote foi plainado 1 mm.
A vela original deste motor seria BPR6EY.
Agora q tá taxado qual grau deveria adotar?
BPR8E ou BPR7E?
Valeu.
Rogério.
Cabeçote foi plainado 1 mm.
A vela original deste motor seria BPR6EY.
Agora q tá taxado qual grau deveria adotar?
BPR8E ou BPR7E?
Valeu.
Rogério.
-
- :: Moderador ::
vela vai de muitos fatores, até o ponto influencia, o combustivel...
grau quente ou grau frio vai das temperaturas q a camara ta tendo em funcionamento...
com base na taxa q ficou, e o ponto estar original, acho q melhor vela seria a usada nos 1.8 de onde veio esse cabecote, q o motor ficou com caracteristicas mais proximas do original 1.8
grau quente ou grau frio vai das temperaturas q a camara ta tendo em funcionamento...
com base na taxa q ficou, e o ponto estar original, acho q melhor vela seria a usada nos 1.8 de onde veio esse cabecote, q o motor ficou com caracteristicas mais proximas do original 1.8
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
-
[quote="SemControle"]vela vai de muitos fatores, até o ponto influencia, o combustivel...
com base na taxa q ficou, e o ponto estar original, acho q melhor vela seria a usada nos 1.8 de onde veio esse cabecote, q o motor ficou com caracteristicas mais proximas do original 1.8[/quote]
Ele tá trabalhando mais quente que o motor original.
Bomba de água e válv termo são novas.
Rogério.
com base na taxa q ficou, e o ponto estar original, acho q melhor vela seria a usada nos 1.8 de onde veio esse cabecote, q o motor ficou com caracteristicas mais proximas do original 1.8[/quote]
Ele tá trabalhando mais quente que o motor original.
Bomba de água e válv termo são novas.
Rogério.
-
entao, mas tem q ver, a agua? ou a temperatura nas camaras?
esse lance de grau da vela, é pra dissipar o calor da ponta da vela pro cabecote, se passa muito calor, logo agua eskenta, e a vela fica abaixo dos 600C em geral.....
esse trabalhar quente, ta predetonando todo tempo?
esse lance de grau da vela, é pra dissipar o calor da ponta da vela pro cabecote, se passa muito calor, logo agua eskenta, e a vela fica abaixo dos 600C em geral.....
esse trabalhar quente, ta predetonando todo tempo?
Rua não é disputa, é convivência.
-
[quote="SemControle"]entao, mas tem q ver, a agua? ou a temperatura nas camaras?
esse trabalhar quente, ta predetonando todo tempo?[/quote]
Cara, acabei de ser informado pelo Rodolfo q os bicos de kadett gsi q adotei nesse motor são pequenos demais.
Fui teimoso em usar esses, agora vou ouvir quem entende e ir atrás dos bicos q ele me indicou. E as velas ele recomendou grau 7.
Acho q está nos bicos a origem de temp alta, espero...
Rogério.
esse trabalhar quente, ta predetonando todo tempo?[/quote]
Cara, acabei de ser informado pelo Rodolfo q os bicos de kadett gsi q adotei nesse motor são pequenos demais.
Fui teimoso em usar esses, agora vou ouvir quem entende e ir atrás dos bicos q ele me indicou. E as velas ele recomendou grau 7.
Acho q está nos bicos a origem de temp alta, espero...
Rogério.
-
[quote="awaked"][b]rodique,[/b]
Malz ae velho, mas tenho que questionar. Como sabe que está alta a temperatura? Medindo como e medindo o que? Você sempre vaza pela lateral com a resposta, estou achando que você vê isso pelo painel, mas ali é temperatura da água. Que pode estar alta por conta da válvula termostática nova.[/quote]
Então, é q coloquei um medidor de temp de água e de óleo. O de água vai no lugar do sensor original, o de óleo vai na cebolinha. O do painel não tá funcionando.
Eu conhecia muito bem esse carro pois fazia a maioria das manutenções, agora mudou o motor mudou tudo. E a valv é nova mas tive o trabalho de testar ela pra ver se abria antes de montar no carro, pq se trava aí o trabalho é dobrado. Vou correr atrás dos bicos que me foram indicados e informo quando montar eles, tenho fé que esta temperatura alta é devido a mistura pobríssima que estava.
Rogério.
Malz ae velho, mas tenho que questionar. Como sabe que está alta a temperatura? Medindo como e medindo o que? Você sempre vaza pela lateral com a resposta, estou achando que você vê isso pelo painel, mas ali é temperatura da água. Que pode estar alta por conta da válvula termostática nova.[/quote]
Então, é q coloquei um medidor de temp de água e de óleo. O de água vai no lugar do sensor original, o de óleo vai na cebolinha. O do painel não tá funcionando.
Eu conhecia muito bem esse carro pois fazia a maioria das manutenções, agora mudou o motor mudou tudo. E a valv é nova mas tive o trabalho de testar ela pra ver se abria antes de montar no carro, pq se trava aí o trabalho é dobrado. Vou correr atrás dos bicos que me foram indicados e informo quando montar eles, tenho fé que esta temperatura alta é devido a mistura pobríssima que estava.
Rogério.
-
- Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
- Ano de fabricação: 2011
É que medindo a temperatura do óleo e da água não tem como saber como está a câmara de combustão... mas tudo bem, como já foi dito o motor está mais pra 1.8 por conta do cabeçote justificando o uso de velas diferentes.
Mas saiba que um bom preparador tem equipamentos pra medir taxa e temperatura na câmara tendo mais condições de dar a certeza quanto ao grau térmico correto das velas.
Só pra enriquecer vou postar alguns dados do site da NGK, sempre vale a pena:
Aproveita e dá uma lida ali no link acima da NGK, depois que trocar as velas ou mesmo agora você pode ficar de olho e entender o sinais que a vela te dá, assim caso alguma coisa esteja fora do ideal você mesmo já vai saber o motivo e poderá corrigir antes do problema ficar grave.
Mas saiba que um bom preparador tem equipamentos pra medir taxa e temperatura na câmara tendo mais condições de dar a certeza quanto ao grau térmico correto das velas.
Só pra enriquecer vou postar alguns dados do site da NGK, sempre vale a pena:
Fonte: http://www.ngkntk.com.br/direct/velas.htmlVelas:
Tipo Quente
É uma vela de ignição que trabalha quente, o suficiente para queimar depósitos de carvão, quando o veículo está em baixa velocidade. Possui um longo percurso de dissipação de calor, o que permite manter alta a temperatura na ponta do isolador.
Tipo Frio
É a vela de ignição que trabalha fria, porém o suficiente para evitar a carbonização, quando o veículo está em baixa velocidade. Possui um percurso mais curto, permitindo a rápida dissipação de calor. É adequada aos regimes de alta solicitação do motor.
NOTA
O que ocorre quando é instalada uma vela com grau térmico incorreto:
• Aplicação de vela mais fria:
A temperatura da vela se mantém muito fria e faz com que se acumulem sedimentos na ponta da ignição; estes sedimentos formam uma trajetória de fuga elétrica que resulta em perda de faíscas.
• Aplicação de vela mais quente:
A temperatura da vela se mantém elevada devido a dissipação de calor não ser adequada para esse motor, nessa situação ocorre uma combustão anormal (pré-ignição); pode causar fusão dos eletrodos da vela, assim como também pode travar e/ou furar o pistão.
Aproveita e dá uma lida ali no link acima da NGK, depois que trocar as velas ou mesmo agora você pode ficar de olho e entender o sinais que a vela te dá, assim caso alguma coisa esteja fora do ideal você mesmo já vai saber o motivo e poderá corrigir antes do problema ficar grave.